LCD ou CRT: A revanche

A saga [1, 2] continua, e dessa vez temos a revanche do LCD…

Atualizando a história, depois de muito sofrer com a falta de fidelidade de cores do LCD, resolvi adquirir um monitor CRT de 19″ (LG Flatron T910B), algo que fiz via americanas.com.

O monitor chegou no último Sábado. É um monitor grande, pesado e feio, mas isso eu já esperava e estava mais do que disposto a aceitar em troca da fidelidade de cores. O que eu não esperava era encontrar (grandes) problemas com a qualidade da imagem. É importante citar que uso um monitor de 19″ no trabalho (um Dell, não tenho certeza do fabricante OEM) do qual não tenho reclamações. No LG T910B que recebi os dois grandes problemas são:

  1. Falta de foco: É realmente incrível a falta de qualidade no foco da imagem. É impossível ler texto no monitor sem ficar com a vista extremamente cansada, e fotos em geral sempre aparecem borradas.
  2. Borrões na tela: Esse problema é fácil de ser explicado com um exemplo: um bloco branco (mínimo 30-40px de largura) em um fundo preto gera um embaçamento/névoa na área ao redor da imagem branca. Esse problema incomoda muito, principalmente se for usado um papel de parede escuro ou emuladores de terminal com fundo preto.

Estou tentando convencer a Americanas.com a aceitar a devolução do monitor, mas estou tendo dificuldades porque a política de troca do site é que um produto só pode ser trocado se não foi retirado da embalagem original (como eu ia testar o monitor sem tirar da embalagem eu ainda não descobri). Até o final da semana devo ter o parecer oficial da Americanas.com.

Bem, resumindo a história, depois de tanto reclamar do meu LCD eu agora tenho muito o que reclamar do meu CRT… É uma pena que “não se fazem mais monitores como antigamente”. Definitivamente vou ter que prestar muita atenção na escolha do próximo monitor… Muito mais atenção do que eu imaginava ser necessário.

Algumas lições aprendidas (algumas parecem óbvias):

  1. Comprar via internet eletrônicos que você não testou pessoalmente é uma grande furada;
  2. LG Flatron não parece ser sinônimo de qualidade;
  3. No mundo de pobres mortais que não querem gastar mais de R$ 1.000,00 num monitor, não é a tecnologia (CRT ou LCD) que dita a qualidade da imagem, mas sim o modelo/fabricante.

Em tempo, se alguém estiver interessado em adquirir um monitor CRT de 19″ me avise, tenho um à venda. :)

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

14 Comments

  1. Eduardo Habkost

    Queremos fotos. 8)

    Pela sua descrição, a qualidade parece tão ruim que fico pensando se não é defeito nesse que você comprou, e não do LG Flatron em geral.

    Reply
  2. Eduardo Habkost

    BTW, em qual resolução você testou ele?

    Reply
  3. ademar

    Vou experimentar tirar algumas fotos, até porque é engraçado uma foto do CRT de 21Kgs ao lado do LCD (mas estou sem internet em casa, então fica pra amanhã).

    Quanto à qualidade do tubo, esqueci de mencionar no post, mas caso a americanas.com se recuse a trocar o monitor minha segunda estratégia será partir pra garantia da LG.

    Reply
  4. ademar

    A maioria dos testes foram na resolução recomendada (1280×1024@85Hz), mas fiz testes em todas as resoluções suportadas.

    Testei também com um notebook de um colega de trabalho, sempre os mesmos resultados.

    Reply
  5. Gabriel

    Cara, tenho um monitor crt igual a esse e é ótimo, não encontrei nenhum desses problemas. Acho que o seu “especificamente” é que foi mal.

    Quanto aos lcds, tenho um acer al1913 e realmente é muito bom, bem melhor que o crt.

    Gabriel.

    Reply
  6. Pingback: blog.ademar.org » CRT vs LCD: a conclusão

  7. Messias

    Meu, você diz que comprou um CRT por causa da falta de fidelidade das cores do seu LCD. Mas qual marca/modelo de LCD voce usava mesmo? Eu mesmo fico impressionado com a qualidade de imagem de um monitor LCD SAMSUNG 750B ligado numa placa de video com saida DVI e usado na resolução 1280 x 1024. É incrivel!!!!

    Reply
  8. blandine paiva

    ola, tmb tenho um flatron lg comprei ele novo e tenho problemas com ele. Nao consigo com que a tela fique a noventa graus leste oeste e 180 graus norte sul ela fica na diagonal e com duas semanas de uso eles me mandaram levar em uma assistencia tecnica autorizada, que por coinsidencia ja havia trabalhodo um dos motivos que desisti e resolvi ficar com ele assim msm fui tecnica em telefonia celular nessa msma loja e nao da pra confia msm agora como uma loja dessas consegue ser autorizada da LG

    Reply
  9. Ricardo Pinto

    Caro Ademar,

    Há bastante tempo estou enfrentando um problema parecido com o teu, mas no meu caso trata-se de um monitor LG Studioworks 775N de 17′ de, aproximadamente, 4 a 5 anos de uso.

    A imagem está péssima, borrada, e de nada adiantam as configurações de resolução.

    E a situação é exatamente a mesma: falta de foco nas imagens e caracteres borrados.

    Estou pensando em partir para um CRT Samsung ou Philips.

    Forte abraço.

    Reply
  10. cristiano moura

    bom meu pai compro uma tv lcd e ate agora só tenho a falar bem dela,bom painel dela é uma nova tecnologia algo chamando “ips” signifca imagem inteligente a mais é mto boa,nitidas ,cores vivas,e qdo damos zoom em imagem em movimento nao fica embaçado ja a tv q nos tinhamos ficava,e nao deiva rasto,possui rapido tempo d resposta nas imagens em movimento tipo sem fantasma,e posso visualizar d varios angulos q o brilho e as cores a imagem continua a mesma a tela é bem mais firme..qdo tocava na no painel da minha tv antiga meu dedo tipo afundava… ja essa q tenho agora isso nao acontece é mais firme.

    Reply
  11. antonio berro

    eu tenho um da lg muito bom nao deixa borroes na tela e economiza energia, so nao sei o resto das configuraçoes talvez ele tenha esse painel ips vou dar uma pesquizada qlq coisa eu volto para confirmar

    Reply
  12. Heder

    Eu não arrisco mais nenhum tipo de tv ou monitor: Se não for de lcd com painel ips, não passa pela porta da minha casa.

    Reply
  13. Luan

    Concordo com o Heder, se não tiver painel ips, não compro o monitor!

    Reply
  14. Vivian

    Crt nem existe mais, o que manda agora é lcd, alias, as mais top top são as tvs de lcd com painel ips!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *