LCD ou CRT?

Hoje no horário do almoço discuti com o Aurélio e outros aqui da Conectiva em Curitiba a questão CRT vs LCD no quesito saturação de cores (motivação: minha frustração com o LCD que comprei). O Aurélio, fã de LCDs, achou muito estranha a minha reclamação e não se convenceu, mas depois de alguns testes ficou muito claro pra mim e pra alguns outros que acompanharam que a saturação de cores é uma realidade, não exclusiva do meu modelo.

Não temos muitos LCDs aqui na Conectiva (e tão pouco CRTs de boa qualidade), mas testei dois monitores que encontrei (o iBook do Aurélio e uma máquina de testes já um pouco antiga) e pra mim os resultados foram idênticos ou até piores ao que reparei em casa: principalmente em fotos onde há gradientes e outras variações sutis de cores (como rostos humanos) aparecem manchas e borrões, não visíveis em monitores CRT.

Embora não esteja nos planos gastar dinheiro com um LCD high-end (AKA caro), assim que tiver a oportunidade quero fazer mais testes, só por curiosidade. Até agora a opção pra minha próxima compra continua sendo por um CRT.

Em tempo: sim, estou em Curitiba, onde devo permanecer até dia 11/set, quando volto pra Manaus. :)

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

11 Comments

  1. Aurelio

    CRT? fala sério ademar!

    2005, século 21, nanotecnologia, mini celulares, memkeys, relógios que sintonizam TV, …

    e do outro lado: CRT trambolhoso brilhante pesado feio desengonçado brega radioativo monstro legume do espaço :D

    Reply
  2. Pingback: blog.ademar.org » CRT vs LCD: a conclusão

  3. Moisés

    A vantagem do LCD é o tamanho reduzido
    Entretanto o nosso amigo tem razão em falar da superioridade do CRT no quesito qualidade de imagem

    Moisés

    Reply
  4. Pingback: LCD ou CRT: A revanche | blog.ademar.org

  5. Leandertal

    Trabalho com web design e arte-final, e tb já pude notar a inferioridade do lcd em questão de qualidade de imagem, não só estática mas em especial em movimento.
    Experimentem arrastar uma imagem usando monitor LCD e um CRT e verão claramente o que estou dizendo.
    A vantagem do lcd além de ser compacto tem uma tela util maior, mas c vc quer fidelidade o crt ainda é melhor

    Reply
  6. Geovane Ferraz

    Depende do monitor.
    Tanto o CRT como o LCD depende da marca, modelo e de quanto vc pode pagar.
    Tenho um HP 2035 LCD TFT de 21″ 1600X1200. eSSE É SEM COMENTÁRIOS…
    Quanto tela do iBook nào é tela pra fazer comparativos. tenta a tela do meu novo mackbook Pro de 17″? Glossy??? PUUUTZ! linda… pefeita… 1000!
    Falar nisso os laptops da Apple sào de babar.
    Depois que conheci o Unix, O OS X (Tiger) e agora ta vindo o Leopard num existe mais nada nem linux…. RWindows então… Sem noção a diferença de qualidade entre os Sistemas Operacionais.
    O unico que chega perto é o Linux e uma boa distribuiçào pois tem muita caca por ae.

    Abraço.

    Reply
  7. Elvis Pfutzenreuter

    Compartilho de sua opinião. É inerente ao LCD ter imagem pior que CRT, devido à tecnologia (LCD é filtro de cores enquanto o CRT gera a luz na cor original).

    Os LCDs também tem diferenças grandes entre eles. Já me aconteceu mexer nas cores do site num notebook, e depois no meu LCD de mesa aparecer tudo lavado, quase invisível. Tive de fazer tudo de novo, pois outras pessoas provavelmente iam ter dificuldades de vê-lo também.

    Dito isto, como eu não enxergo lá muito bem, prefiro LCD a CRT pelos motivos de praxe: baixo consumo de energia, pouco volume ocupado na mesa, tela realmente plana e com poucos reflexos. Como não faço editoração gráfica, as vantagens do LCD são mais benéficas para mim do que as do CRT.

    Reply
  8. Was

    Algumas coisas podem justificar a fabricação e uso do LCD: Ser compacto, bonito por fora e atender ao povão.

    Pra quem é exigente como eu e pra quem trabalha com artes gráficas, só posso lamentar profundamente que o CRT esteja caindo em desuso. Nenhum LCD garante cores vivas, fiéis, além de ser extremamente frágil. Pra fazer a limpeza da tela é preciso ter mãos de veludo e se vc esbarrar na mesa, o monitor balança. Também pudera. Magrinho, levinho.

    Esse é o mundo que vivemos, tudo hoje é descartável.

    Reply
  9. lucas marques

    bom tem uma lcd q entrou agora no mercado com tecnologia ips,cores mais nitidas,dando zoom nas imagem em movimento nao fica embaçada a imagem,o painel dela q é ips tem varias vantagens…pode assistir tv d varios angulos q vc vai ver normalmente as cores a imagem nao vai mudar.

    Reply
  10. Tales

    Lucas vc ta falando todas essas vatagens, mais como eu identifico o painel ips?

    Reply
  11. Jeremias

    Então tales, se vc olhar para a tela da lcd bem de lado, verá que não fica reflexo e a imagem não perde a cor no painel ips!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *