Micro novo

Como prometido, segue a especificação e minhas impressões (incluindo frustrações) sobre o novo micro que comprei:

Especificações

  • Processador AMD Athlon64 3000+ (Socket 939)
  • Placa mãe ASUS A8N-SLI
  • 1GB RAM (2x 512 Kingstom, 400MHz, DDR)
  • Vídeo GeForce 6600GT (128MB)
  • HD SATA Seagate 250GB
  • Monitor LCD Samsung SyncMaster 710N (17″)
  • Mouse Logitech MX500
  • Gravador de DVD LG 4163B
  • Modem USB LG externo
  • Gabinete 6 baias, alumínio, preto, lateral em acrílico (marca desconhecida)

Impressões gerais

Antes de comprar a máquina eu, como bom nerd, já havia escolhido quase toda a especificação e conferido os detalhes de cada componente. A máquina é excelente, e com algumas alterações nos próximos anos, deve se manter como minha máquina principal por bastante tempo, assim como se manteve meu bravo PII-300, que por 7 anos me serviu tão bem. :-)

Processador, placa mãe e memória

Com uma placa mãe com chipset NForce4 e socket 939, daqui a alguns anos posso atualizar o processador pra um dual-core da AMD, o que garante uma sobrevida pro PC. Não fiz benchmarks, mas no geral não tenho do que reclamar… :-)

Placa de vídeo

Infelizmente nem tudo o que eu queria estava à disposição no Paraguay. Em particular, eu queria uma GF6600GT de 256MB, mas tive que me contentar com uma de 128MB. Uma GF6800GT de 256MB custaria o dobro do que paguei, então fiquei com a 6600GT mesmo, cujo relação custo benefício é ideal pra mim (veja comparação no Tom’s Hardware Guide).

Testei vários jogos (Doom3, Half-Life2) e em todos o resultado foi excelente (como era de se esperar). Testei também dual head e a saída de TV e fiquei bastante satisfeito.

Monitor LCD

A compra de um LCD foi, pra mim, uma compra de risco. Sou bastante exigente em termos de qualidade de imagem e geralmente sinto efeitos e distorções indesejáveis na tela e daí o medo do LCD, que é reconhecidamente inferior a um CRT em termos de fidalidade de cores, ângulo de visão e tempo de atualização da imagem (o que pode causar o tal “Ghost Effect”).

O monitor é longe de ser perfeito, mas apresenta uma boa relação entre preço, comodidade e qualidade. Eu noto um pouco de distorção nas cores e no brilho, o ângulo de visão é limitado e até agora não me acertei pra visualizar fotos de qualidade, mas posso conviver com isso por um tempo. Pelo menos nos jogos que rodei até agora, não pude perceber o tal “ghost effect”, mas me sinto mais confortável com o CRT do trabalho (Um Dell 19″ rodando a 1280×1024@85Hz).

O fator decisivo pra compra do LCD pra mim foi a praticidade, dado seu tamanho e peso. Modelos mais caros com certeza devem apresentar uma melhor qualidade, mas no futuro devo comprar um bom CRT pra usar como monitor principal (dual head), principalmente se não tiver que transportá-lo entre Curitiba e Manaus.

Frustrações

Basicamente são duas:

  • Modem: Comprei um modem externo USB acreditando que seria um modem “de verdade”, mas ele é na verdade um SoftModem (WinModem). Foi uma compra de risco, decidi comprá-lo quando já estava na loja do Paraguay. Felizmente há drivers pra Linux no site do fabricante, senão ele estaria à venda.
  • Som: O som on-board (AC97) é bastante limitado. Embora a placa tenha saída digital (S/PDIF) e suporte 7.1 canais, o software de gerenciamente é extremamente simples, e como não há suporte a codificação Dolby Digital ou DTS via hardware, não pude usar a saída digital para conectar o PC ao meu receiver, o que me frustrou bastante. Utilizando as saídas analógicas, notei grandes distorções de volume entre os canais e o canal do subwoofer tem seu volume extremamente baixo, o que me custou horas de ajustes manuais até conseguir um resultado minimanete aceitável. Enfim, pra quem tem um pouquinho de audiófilo no sangue, uma placa de som de verdade faz muita falta. Definitivamente uma Creative Audigy2 é minha próxima compra.

Custo

No total o brinquedo custou cerca de U$ 1.400,00 (uns R$ 3.700,00), mas isso buscando diretamente em Ciudad del Este no Paraguay. Eu ainda adicionei à máquina o que tinha em casa: dois HDs, gravador de CDs, teclado e fones de ouvido.

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

2 Comments

  1. Diego

    Olá Ademar!!

    Gostei do seu site e seu blog!!

    E essa máquina, hein? de respeito!!

    Eu tb fui a Ciudad del Este comprar a minha, mas fui mais modesto, mesmo porque na época não dispunha de recur$o$… Comprei um PIV 2.4… heheh

    Abraço

    Diego

    Reply
  2. marllon

    oi,

    vc eh de qual estado?
    po, estou precisando testar algumas peças do meu micro, se vc for do rio me avise

    valeu

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *