“Banda Larga” @ Manaus (VIVAX) II

update 2006-09-13: veja também meu último post sobre a VIVAX, com a conclusão dessa história

Este post dá continuidade ao anterior onde reportei minha reclamação com a qualidade do serviço da VIVAX aqui em Manaus. Várias pessoas postaram comentários mostrando sua indignação e reportando que o problema é generalizado.

Pois bem, não tenho disponibilidade de organizar um abaixo assinado ou ação legal, mas vou listar algumas sugestões do que podemos, como clientes, fazer em relação à situação, na esperança de que juntos possamos alcançar algum resultado:

  • Criar posts como este em seus blogs e páginas pessoais, ou adicionar links pra este, preferencialmente em um texto como “VIVAX Banda Larga”, para que pesquisas no google apontem para as reclamações;
  • Reclamar junto à ANATEL: 0800 33 2001 ou através do site;
  • Reclamar junto ao PROCON-AM: 0800 92 1512/215, procon@prodamnet.com.br e http://www.procon.am.gov.br/contato.php;
  • Ligar para a VIVAX e exigir a não cobrança da mensalidade: (92) 3627-0010 e (92) 3627-9200, com o contrato e a missão da empresa em mãos (mais sobre isso logo abaixo);
  • Trocar o plano para a opção mais barata disponível (eu fiz isso, lento por lento, fique com o mais barato, não há diferença);
  • Mudar para o Velox da Telemar (custa mais caro, não está disponível em todas as regiões da cidade e não sei dizer se é problemático ou não).

Só pra lembrar, abaixo uma lista dos problemas que atualmente enfrento com a VIVAX aqui em Manaus:

  • Conexão extremamente lenta, em torno de 3KB/s, mesmo pra quem tem um plano de 600Kbps (75KB/s);
  • Todas as conexões web feitas via proxy transparente (um mesmo IP), o que fez com que sites como google e slashdot limitassem seus serviços por suspeita de abuso;
  • Redes P2P barradas: Bittorrent e MLNet (pelo menos);
  • Conexão instável (tanto a rede IP como as conexões, que devido ao proxy ruim são resetadas ou deixam de responder com frequência);
  • Atendimento ruim (mensalidades cobradas com atraso, fila de 50min no telefone do suporte técnico, etc).

Quando estiver conversando com um atendente, trate-o sempre pelo nome e leia os valores que a VIVAX tem como empresa (disponíveis no site em http://www.vivax.com.br/institucional_index.php), fazendo com que o atendente confirme se ele está te tratando de acordo com o que está listado lá. Se o atendente não resolver seu problema, diga que está anotando o nome dele (completo) e que estará encaminhando essa reclamação às instâncias superiores da própria VIVAX e aos órgãos responsáveis. Não ameace demais pra não cair em descrédito, mas faça questão de anotar o nome e horário de quem lhe atendeu.

Como consumidores, nossa arma é criar um marketing negativo pra empresa e cancelar ou diminuir os serviços que contratamos. Não podemos nos manter reféns desse monopólio sem que a empresa ou a ANATEL tomem uma atitude. Temos poucas armas, mas creio que este texto seja uma delas.

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

120 Comments

  1. Herbert Franklin

    No post 20 dessa página, o cara á tava prevendo o overbooking da TAM com a situação da Merd… digo Vivax !!!

    POST PROFÉTICO !!!

    Reply
  2. JAS

    Postei no link antigo aqui do Adhemar e posto aqui tb:
    – qtos aqui de fato foram até o Procon reclamar? Falar é facil…. Conseguiram alguma coisa?
    – Vcs sabiam que podemos cortar R$ 19,90 se comprarmos o modem (sai por 110 reais em 6x sem juros no bondfaro ou no buscape). Mas, liguei na Vivax e falaram que aqui em Manaus não pode! Essa é boa, não sabem nem ler o contrato. Alguém aqui tem modem próprio?

    Reply
  3. ciro

    sou de Fortaleza e queria saber como é as vagas aí em técnico em radiologia.

    Reply
  4. Thiago Soares

    Muito ruim mesmo!!!
    cria ai uma campanha para divilgarmos, tipo um e-mail unico para todos mandarmos para la!

    Reply
  5. Samir Batalha

    A Campanha que realmente renderia alguns resultados eh cobrar do Governo uma misera fibra otica pra chegar em Manaus. È incrivel como uma cidade como Manaus nao tem fibra otica e fica dependendo de satelites, resultando nessa total porcaria dee internet que eh a de Manaus.

    Reply
  6. SheRRy

    :+: Um apelo: PRECISAMOS DE FIBRA ÓTIMA EM MANAUSSSSSSSSSS! PELAMORDIDEUSU… u.u A qualidade da internet de nossa cidade só vai melhorar qnd tomarem um “chá de semancol” e deixarem de ter preconceito com o povo Amazonense…prq só pode ser isso, p/ acharem que a cidade ainda não está capacitada para receber tamanho projeto a ser implantado aki… o que uma pessoa no resto do Brasil paga no máximo R$100,00 reais para ter uma média de internet de nno mínimo 1 MEGA! Sim 1 MEGA! Nós pagamos o triplo desse valor para ter uma internet “xunda”…uma internet “Via Cipó” mesmo…prq a innternet daki do Amazonas nnão voa…ela rema! E rema muuuuuuito! PRECISAMOS DE FIBBRA ÓTICA URGENTE!

    Reply
  7. Rodrigo

    Vcs choram demais, a vivax aqui de são paulo é uma maravilha e vcs ficam aí, sai desse fim de mundo e vai embora pra qualquer lugar por ai, mas vê se não vem pra ca pois aqui a conexão ainda está ótima e prefiro que continue assim.:
    hahahaha

    500Kbps de conexão = 60kbps para down

    que mais que isso só pedindo a de 1 MB, 4, 6, 8, 12 ou ded 1Gb, 4Gb ……uhauhauaha chora que é pouco seus troxa.

    affff esse lugar ai esta um lixo, saí ziiiiiicacaaaaaaa!!!!!!

    Reply
  8. jkbentes

    em resposta a esse PAULIISSTTIIAA, meu caro saia daí e venha pra cá pra fugir de balas perdidas, discrinação e gente idiota como vc, se bem q não pq aki ainda é terra de homens difere desse tristeza, ond a policia foge do bandido, aki o bandido é q foge da policia, qto a vivax, sofria dos meus problemas q todos aí em cima, mas recentemente aderi ao plano de 200k e a velociadade real esta girando nesse ponto de 200k e load 20k, está muito bom mas requeram descontos sim, pois eu sempre fiz e sempre funcionou..

    Reply
  9. SheRRy

    Nossa…eu sinceramente não acredito que ainda, tamanho século XXI, ano de 2007, ainda existam pessoas ENERGÚMENAS como esse Rodrigo. Mas, voltando a discussão sobre o péssimo serviço prestado pela Vivax em Manaus por favor, pois este é o assunto a ser debatido! E não a situação miserável do Rodrigo em São Paulo…Obrigada! =D

    Reply
  10. Ramon

    Tb n acredito que ainda existam pessoas como o Rodrigo, deficiente mental… se ai tem internet de fibra otica de 4gb parabens :D… e lixo é sp onde policia foge de bandito seu merda.. o ar eh poluido, etc…

    Reply
  11. Ariane

    Nunca usei os serviços da VIVAX, mas posso afirmar com todas as letras que o serviço VELOX é uma verdadeira porcaria. Sofri durante 1 ano com o VELOX pois contratei 600k para atender um cyber café e só chegava em torno de 100k. Realmente um grande descaso com o cliente e sem contar com o serviço de atendimento que deixava qualquer um louco…
    Resolvi usar JETCOM – NET, novamente estou tendo problemas de conexão…. A única vantagem é que a equipe da Jetcom é bem mais dedicada e não faz descaso com os clientes.
    A grande verdade é que não existe banda larga boa em Manaus, a onda é espera a fibra óptica e até lá ter um saco do tamanho de um boi para aguentar todos esses transtornos.

    Falow! Um abraço a todos!

    Reply
  12. socorro

    uso o serviço velox e posso afirmar que é pessimo. Estou usando esta droga desde janeiro de 2007 e dsde abril do corrente ano que brigoooooo com esta empresa que não resolve meu problema. o serviço contratado é de 300 kbps e pasmem eu só recebo 10 kbps que vai no máximo 57,é melhor net discada.Ah mais a conta chega normal todo mês.A ANATEL Empresa que fiscaliza não faz nada.Estou indignada. Alguém pode me ajudar?

    Reply
  13. Cleverson Freitas

    Pô, pelo amor de Deus… quando teremos Internet Banda Larga decente em Manaus? Quando a Fibra Ótica chega de vez aqui???
    É inconcebível uma cidade do porte de Manaus não ter Internet Banda Larga compatível com o resto do país.

    Reply
  14. Ariane

    JET COM (NET) – BANDA LARGA

    Amigos,

    Gostaria de alertar todos que dependem de internet “Banda Larga” de alguma forma…

    JAMAIS ASSINEM JET COM (NET)

    Não caiam nessa farsa….

    Acredite, eu passei muito tempo vivendo um drama com os serviços VELOX, e estava certa de que nada poderia ser pior que VELOX foi quando migrei para os serviços JET COM (NET) e achei ter feito uma boa escolha, pois nas primeiras semanas foi tudo perfeito…. Quando começou a dar problemas, eles me atendiam, davam suas justificativas e eu aguardava o reparo, mas foi só nas primeiras semanas meus amigos….

    Só para vocês terem idéia, eu estou com um problema sério desde o dia 13/09/2007 e até hoje ninguém sabe me dizer o que está acontecendo… Os atendentes só sabem dizer que é para aguardar…

    Ah, e tem mais, quando contratei os serviços de internet “banda larga” JET COM, fui super bem atendida na (loja Manaus) e eles me garantiram que o link que eles tinham seria para atender a quantidade X de clientes e que jamais iríamos ter problema de sobrecarga….

    Tudo história…

    Confesso que estou profundamente arrependida de ter migrado para ACOM. Estou três semanas sem internet, estou quase falindo, pois tenho um Cyber cafe e dependo de internet para trabalhar, estou perdendo clientes para a concorrência e ganhando má fama….

    Outro dia postei neste mesmo blog, elogiando os serviços da JETCOM, estava iludida achando que tinha encontrado a solução dos meus problemas…. Mas foi pura ilusão, pois como disse antes, foi só nas primeiras semanas.

    Mas quem quer saber disso? Não é verdade????

    Hoje mesmo liguei para a loja da ACOM daqui de Manaus e a pessoa que atendeu foi super grossa comigo, disse que não poderia me atender e que eu deveria ligar para a central de atendimento, pois eles mesmo não poderiam me atender…. Ela me informou que o pessoal estava muito ocupado com o lançamento do novo produto que seria hoje….

    A central de atendimento nem sabe o que está acontecendo aqui…. Nem aqueles procedimentos bestas eles fazem… Logo de cara eles mandam aguardar e ainda ficam bravos quando pedimos o nº. de protocolo… Que, aliás, eu tenho coleção de nº. de protocolo de atendimento.

    O site deles na internet só serve para vender serviços, pois eles nem ao menos tem a consideração de informar os problemas que acontecem na região…. A loja deles aqui, nem ao menos esclarece as dúvidas do cliente, apenas mandam ligar para a “CENTRAL DE ATENDIMENTO” que acredito eu, só tem a finalidade de vender serviços, pois quando ligamos para contratar os serviços o atendimento é bem diferenciado… Depois que nos tornamos clientes, a situação muda….

    O medidor de velocidade do site deles, também não funciona!!!!
    Podem fazer os testes….

    Pergunta que não quer calar:

    Onde está o pós venda da ACOM??????
    Com certeza PÓS VENDA não existe para eles… Ou talvez eles nem saibam o que isso significa….

    São todos iguais!!!

    Esse é o meu relato, e se alguém ainda tem dúvida, pode da uma passadinha aqui no meu cyber e comprovar… Até a página do google.com.br é impossível acessar…

    Ah, só mais um detalhe: Relatos como este aqui, já mandei várias vezes para a central de atendimentos deles que se encontra no site http://www.jetcom.com.br

    Pensem que nunca eles me responderam…. Pois é… Acreditem!!!

    Agora que ver eles entrarem em contato com você no mesmo dia???? Quer?

    É só você ligar e dizer que quer cancelar… Tem uma equipe especialista no assunto só para esse fim que faz de tudo para você não cancelar… E no mesmo dia eles mandam uma pessoa ultra treinada te ligar….

    Meus amigos, se eu não estivesse tão indignada, jamais estariam postando aqui…

    Só não quero que outras pessoas passem pelo que estou passando…

    Ficar calada seria injusto.
    Isso tem que acabar….

    Eu sei que Banda Larga em Manaus é um caso sério…. Mas temos que deixar de ser lesados, temos que parar de cair em propagandas enganosas….
    Pagamos muito caro por um serviço que não existe….
    Porque eles insistem em dar garantia de um serviço que eles mesmos sabem que não vão conseguir?????

    Se eles mesmos sabem disso, porque não baixam os valores da assinatura????
    Eles cobram por um serviço que na verdade não passa nem perto de ser atendido….

    Isso sim é falta de consideração pelos usuários de Manaus.

    Nós não podemos ficar calados, temos que fazer nossas reivindicações, não podemos ficar de braços cruzados pagando por um serviço imperfeito que não atende nossas expectativas e muito menos nossas necessidades.

    Um abraço a todos

    Ariane

    Reply
  15. Marcos Rodrigues

    Quero dizer a todos que se alguém planeja sair da Vivax e aderir à JET, não faça isso.

    Eu comecei a pagar a assinatura neste mês (fev/2008), e já estou arrependido. Vou dizer porquê.

    Eles bloqueiam tudo. Você paga por um serviço de internet onde só tem direito a usar Mozilla/IE e MSN. O traffic shaping nos aplicativos P2P é gritante, e a melhor parte: TODAS AS PORTAS SÃO FECHADAS! Eu disse TODAS, de 1 a 65000!

    Ou seja, se eu quiser fazer um servidor FTP, criar uma rádio online pros meus amigos, acessar servidores de jogos online, ou várias outras possibilidades da internet, serviço pelo qual ESTOU PAGANDO, não vou conseguir.

    É assim que funciona normalmente: você acessa o provedor, que dá acesso à internet. As informações vêm e vão, todas passando pelo seu provedor, que sempre funciona como um intermediário entre você e toda a internet. E esse provedor lhe dá uma identificação, um número IP. E é com esse IP que outros computadores “enxergam” você na internet.

    Na JET, eles te passam um IP fixo, que é invisível para outros computadores. Qualquer serviço online que você tentar acessar não vai funcionar, pois seu IP é inválido. É apenas uma “máscara” controlada pelo gateway deles, onde você, porque eles assim o querem, só vai conseguir abrir seu Orkut, olhar seus e-mails e entrar no MSN. Qualquer outra coisa que você tentar fazer online não vai funcionar, pois você NÃO EXISTE na internet. Eu já fiz a varredura de portas em vários sites na web, e todos eles dão o mesmo resultado: portas bloqueadas, de 1 a 65000.

    Estou pagando por 10% das possibilidades de um serviço, e eles omitem esse fato em todas as vezes que ligo no suporte. Suporte esse que é MUITO fraco, com atendentes incapazes. Eu, que sou um semi-leigo em redes, sei o que é um roteador trabalhando em modo DMZ. O atendente, que obrigatoriamente deveria saber o que é isso, disse: “DMZ?”. Eu fiquei realmente constrangido.

    Se você quer ser uma ovelha comportadinha, que só quer internet pra entrar no Orkut e falar com seus amigos no MSN, fique à vontade para ser um cliente da JET. Se você é como eu, que conhece de todo o potencial da internet e quer pagar para usufruí-lo, enoje-se com o que soube e passe a informação adiante. É o mínimo que deve ser feito.

    Reply
  16. Henrique

    Cleverson… Essa historia de fibra otica ainda vai demorar um pouco. Mesmo a embratel possuindo fibra otica pela Br319 ainda nao garante todo o trafego de manaus.
    E estão questionando ainda a ideia pois POR ENQUANTO ainda não é um bom custo/beneficio pra eles pois nao tem bom retorno.
    Pra voce ter uma ideia, estão contratado uma empresa holandesa ( eu acho ) que faz perfurações por baixo de rios, e como é um trabalho meticuloso, ouvi falar que a perfuração por baixo do rio custa em média 10.000 reais o metro.
    E outra, mesmo com a vinda do gasoduto achu que continuaremos sem a fibra que vem junto, pois quem a possui é a Petrobras e assim o aluguel com toda certeza seria muito caro.
    Mais vamo ver né.. tudo é possivel ainda mais com essa promoção que a vivax esta fazendo a 299 reias por 1mb de conexão. Pelo menos o preço decaiu bastante.

    Reply
  17. vitor sabata

    NÃO CONHEÇO ESSA VIVAX, MAS RESOLVI POSTAR PQ VI UM AMIGO AI FALAR NA JET, EU TÓ MUITO PUTO COM ESSA JET O DWNLOAD DELA TÁ UMA VERGONHA COLOQUEI UM ACELARADOR DE DOWNLOAD E TÁ MÍSEROS 5,4 DE TRANSFERÊNCIA ANTES DE COLOCAR O ACELERADOR ESTAVA 2,1, TÓ REVOLTADO PQ QUANDO ERA DISCADA EU TINHA 5,3, E OLHE QUE MEU PC É UM DUAL CORE.

    Reply
  18. elias

    ola reclamoes,porque no inves de ficar reclamando,todos combine de NAO pagar as faturas turante tres meses,e apois esse periodo o serviço nao melhorado,uma acao conjunta seria o mais correto,pedindo o fim da empresa.

    Reply
  19. Daniel

    tem alguem que possa me responder umas coisinhas??

    Reply
  20. cassio teixeira

    meu…..
    realmente esse serviço por aí é bem “diferente” do que é feito equi no sudeste.
    no nordeste tb é bom.
    em salvador eu pagava 119,00 numa velox de 1mb e telefone ilimitado….
    aqui em sp, usamos banda larga via radio.
    o nivel do meu sinal é muito bom e só pago 50,00 numa net de 8mb!!!
    com o é rede semn fio,existem varias pessoas na mesma rede.
    mesmo assim a minha media de download é de 120 a 420kbps!!!!
    boa sorte pra vcs!!!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *