Softwares de edição de imagens

Hoje gastei um tempo estudando softwares para tratamento de fotos no PC. É uma área onde nunca havia me aventurado. Gosto muito de fotografar, mas tratar as imagens nunca foi meu forte.

Mas isso está para acabar ;-), hoje evolui bastante e acho que estou encontrando o caminho das pedras. Cheguei a instalar (pela primeira vez) os softwares que acompanham a câmera e resolvi conferir o que encontrei após algumas pesquisas na web, tanto em Linux como Windows. Segue uma pequena avaliação:

  • Gimp: Eu odeio a interface do Gimp. Como só tenho um monitor por enquanto, tenho muita dificuldade com aquele monte de janelas abertas ao mesmo tempo. É uma ferramenta muito poderosa, mas dada sua complexidade, ainda vou levar muito tempo pra ter uma boa produtividade. Fiz alguns testes com layers e li alguns tutoriais. O resultado é excelente.
  • GimpShop: Como alguém que não se dá bem com a interface do Gimp, resolvi testar o GimpShop, na esperança de resolver meu problema. Como nunca usei PhotoShop, só esperava encontrar uma interface MDI, mas para minha decepção, o plugin que permite isso só está disponível pra MS Windows e mesmo assim o resultado é pouco satisfatório. No Linux não tive ganho algum, então voltei pro Gimp original.
  • Picasa: Embora simples, gostei muito da ferramenta de edição de imagens do Google. Seguindo o princípio de Pareto, é a ferramenta ideal para quem quer fazer ajustes e efeitos simples, em fotos do dia-a-dia, sem muito trabalho. É pra Windows, mas há esperança. :-)
  • Hugin: O hugin, um frontend pra diversos programas que facilitam o processo de montagem de imagens panorâmicas e compostas em geral, eu já acompanho há bastante tempo. É um pouco complexo, mas produz bons resultados.
  • Ferramentas que acompanham a Canon EOS Digital Rebel XT: Achei todos os programas medíocres, com excessão do que monta imagens panorâmicas, que é razoável (simples, mas muito fácil de usar).
  • Há ainda muitos outros programas que tenho usado com frequência para pequenas tarefas, como gqview, metacam, dcraw e os utilitários do ImageMagick.

Encontrei também um software para gerenciamento de fotos (armazenagem) que me deixou satisfeito a princípio: o Photo Organizer. Mas isso é assunto pra outro post. :-)

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>