Viagem à Angola :: A vinda

Com o chamado “caos aéreo” assolando nosso país, achei por bem ir de Curitiba até São Paulo de ônibus: saí às 06:00hs de sexta-feira, cheguei no terminal rodoviário do Tietê por volta de 12:30hs e de lá peguei um táxi até o Aeroporto Internacional de Guarulhos (cuja corrida custou meros R$ 88,00).

A melhor rota pra se chegar em Angola parece ser via África do Sul, pela South African Airways (SAA). O voo saiu de Guarulhos às 18:10hs – surpreendentemente com apenas 20min de atraso – e chegou em Johannesburgo às 07:20hs de sábado (horários locais). O voo foi tranquilo, com um bom serviço de bordo (jantar e café da manhã).

Embora a África do Sul seja um país bem desenvolvido e tenha um moderno aeroporto, o desembarque foi caótico: havia apenas um raio-X pra todos os passageiros de pelo menos dois voos internacionais que chegaram juntos (mais de 500 pessoas). Não havia qualquer tipo de orientação ou fila. Foi um grande empurra-empurra, cada um por sí.

Outro transtorno foi na hora da partida. Já embarcados, fomos obrigados a aguardar por 1h50m dentro do avião pois houve uma confusão com as bagagens. Decolamos por volta de 11:00hs, chegando em Luanda às 14:10hs.

Quando nos aproximamos de Luanda, o que vemos de cima é uma cidade pouco urbanizada, dominada pela poeira da região que é desértica. Ao chegar no aeroporto encontra-se muito pouco: o saguão se resume praticamente ao balcão de imigração e a fiscalização. É preciso ter alguém lá te esperando, pois não é fácil encontrar locais de descanso, telefones ou táxis.

Algumas dicas pra quem estiver vindo:

  • Se estiver trazendo algum material de trabalho (e.g. livros, apostilas, CDs, etc), evite transportá-lo em caixas. Os sistemas de raio-X são antigos e aparentemente não captam muita coisa, mas caixas chamam a atenção dos fiscais. Traga o máximo de documentação que puder (notas-fiscais, cartas de empresas/órgãos angolanos, etc), pois a burocracia é grande e qualquer pedaço de papel pode fazer bastante diferença;
  • Para informações sobre vistos, moradia, empregos, etc, recomendo a comunidade “Brasileiros em Angola”, no orkut (sim, orkut às vezes é útil!).

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

1 Comment

  1. Pingback: Retrospectiva 2007, planos pra 2008 | blog.ademar.org

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>