Livros “Mind Hacks” e “Mind Performance Hacks”

Em 2005 li o livro “Mind Hacks: Tips & Tools for Using Your Brain”, uma excelente introdução à neurociência que traz truques e explicações de como a mente humana funciona. Gostei muito do livro e fiquei feliz com um novo lançamento da O’Reilly sobre o mesmo assunto, praticamente uma continuação mas desta vez com um pouco mais de prática: Mind Performance Hacks: Tips & Tools for Overclocking Your Brain. Ambos os livros são voltados para leigos em neurociência e incorporam um pouco de vocabulário técnico da área de informática, o que torna sua leitura muito agradável para nós computeiros, ou hackers.

Mind Hacks: Tips & Tools for Using Your Brain

O primeiro livro, “Mind Hacks”, traz truques e particularidades da mente, juntamente com suas explicações. A parte do livro dedicada ao sistema visual pra mim foi a mais interessante, mas assuntos como memória, sensações/tato, audição e raciocínio são muito bem abordados, totalizando 100 hacks. O livro me fez ver como o cérebro humano é repleto de workarounds e gambiarras pra fazer as coisas funcionarem do jeito que devem. Alguns exemplos de assuntos abordados pelos hacks são “Por quê as vezes um segundo parece durar mais do que um segundo quando olhamos para um relógio”, “Visão periférica em preto-e-branco”, “Otimizações no reconhecimento facial”, “Desenvolva seus músculos usando apenas seu cérebro” e muitos outros. Alguns dos hacks do livro podem ser conferidos no blog criado pelos autores.

Mind Performance Hacks: Tips & Tools for Overclocking Your Brain

Já o segundo, “Mind Performance Hacks”, traz 75 hacks que abordam assuntos como memorização, criatividade, comunicação, matemática e outros. Dessa vez são hacks para utilização no dia-a-dia, com o intuito de ampliar a capacidade cerebral. Como alguns exemplos posso citar “Memorize até 10.000 itens”, “Faça contas de cabeça sem esforço”, “Alimente seu cérebro com dados randômicos” e “Hipnotize você mesmo”. O único ponto negativo é que alguns dos hacks só funcionam bem em Inglês, pois são construídos com base em fonemas ou palavras desse idioma, sendo de difícil adaptação para outras línguas.

Vale lembrar que os assuntos são cobertos superficialmente pois os livros são introdutórios e generalistas, ideais pra quem, como eu, só queria matar um pouco da curiosidade sem se aprofundar no assunto. Não foi possível colocar todos os hacks em prática, mas a leitura de ambos os livros foi muito interessante e acredito que com o tempo eu venha a utilizar as dicas e técnicas com mais frequencia.

Leituras (e releituras) fortemente recomendadas.

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

7 Comments

  1. Osvaldo Santana Neto

    Eu não tive tempo de ler esse livro inteiramente mas do que já li eu recomendo:

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=694960&id_link=4092&tipo=2

    Lida especificamente com o funcionamento da memória, ou seja, não é tão abrangente quanto esses que você citou e já foram pra minha Wishlist :).

    Reply
  2. Rodrigo Stulzer

    Oi Ademar!

    Você tem os livros? Empresta? :-)

    Reply
  3. Jefferson Alexandre

    Uia. Eu sou fã da série “hacks” da o’reilly.
    Entrou pra minha wishlist.

    [ ] ‘s

    Reply
  4. Pingback: Técnica de Memorização de Listas | Empirical Empire

  5. Pingback: Os 30 Melhores Livros que Li Entre 2001 e 2007 | Empirical Empire

  6. LVR

    Salve Ademar,

    Fizemos o mini-curso de QT, bo Boiko, juntos.

    Existe uma autora brasileira, a Suzana Herculano-Houzel, neurocientista, divulgadora científica, que publicou “O Cérebro Nosso de Cada Dia”.

    Se quiser o livro emprestado é só mandar um e-mail.

    Há também um site sobre assunto: http://www.cerebronosso.bio.br/

    []´s

    Reply
  7. Pingback: My brand new book – Mind Hacks « Design Sensorial

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *