Viagem à Africa do Sul: Chegada e Impressões Gerais

Confira o post inicial: Viagem à África do Sul com o índice de todos os relatos da viagem realizada em dez/2007-jan/2008.

Bandeira África do Sul

No domingo, 16 de Dezembro de 2007, chegamos ao Aeroporto de Joanesburgo, África do Sul. Já havíamos passado por ali em conexão rumo à Angola, mas agora era hora de desembarcar e encarar a cidade e o país pra valer.

Nossa passagem de volta estava marcada para o dia 04 de Janeiro e por estarmos no pico da alta temporada, nossa agenda estava quase toda definida com reservas em pousadas, parques e passeios.

Assim que chegamos fomos recepicionados por nossa recém conhecida amiga e couchsurfer Antoinete. Extremamente receptiva e prestativa, ela foi até o aeroporto nos esperar. Fizemos um rápido tour pela cidade no caminho pra sua casa onde um quarto estava arrumado nos esperando.

Embora a maioria das pessoas associe África à pobreza e à vida selvagem (como vistos na TV), a África do Sul destaca-se pelo seu nível de desenvolvimento. O país conta com uma ótima infra-estrutura turística e uma organização que lembra alguns países da Europa. E mesmo após tantos anos sob o regime do Apartheid (que findou em 1990), há poucos sinais de preconceito ou discriminação. Como era de se esperar há várias regiões pobres com problemas de desigualdade social, mas presenciamos um convívio muito pacífico entre as diferentes etnias.

Aos longos dos próximos posts detalharemos mais aspectos do país, mas por enquanto é suficiente dizer que ficamos muito surpresos (positivamente) com tudo o que vimos.

Algumas curiosidades sobre o país:

  • O principal idioma é o Inglês, seguido do Afrikaans e outras 11 línguas oficiais;
  • As pessoas são muito simpáticas e receptivas, principalmente nas pequenas cidades, vilas e áreas populares. Quando nos identificávamos como brasileiros, isso ficava ainda mais expressivo;
  • Há uma grande diversidade cultural nas diferentes regiões do país. A maioria das vilas mantém algumas de suas tradições, vestimentas e línguas originais;
  • 80% da população são negros, 9% brancos e 11% mestiços/asiáticos (simplificadamente);
  • A variedade geográfica é muito grande: em uma área pouco menor que a do estado do Pará, o país tem lindas praias, serras montanhosas, desertos, áreas florestais e algumas regiões onde há neve no inverno;
  • Os africanos adoram cores… e gostam de pintar os telhados de suas casas de cores variadas.

Localização da África do Sul

Localização da África do Sul no continente Africano


Joanesburgo em particular é uma cidade mais industrial do que turística. Sendo a maior cidade da África do Sul e vizinha da capital Pretória, as principais atrações são históricas (residência original de Nelson Mandela, Soweto, prédios governamentais, etc). Infelizmente não conseguimos encaixar uma permanência mais longa em nossa agenda, então Joanesburgo ficou em nossa memória apenas como a porta de entrada e saída da África do Sul.

Já na segunda-feira dia 17 partimos para 4 dias de safari no Kruger National Park, mas isso é assunto para o próximo post…

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

4 Comments

  1. Priscila

    Amigo Ademar deve ter sido uma experiência muito rica, esse país deve ser incrível, meus parabéns!

    Reply
  2. Meetabel

    Estava pesquisando sobre Angola na web pois irei viajar para la a trabalho em 2009 e encontrei o seu Blog, excelente material vai me ajudar muito.

    Reply
  3. Raphaela

    Olá a todos os que se interessam em conhecer um pouco mais sobre a África, continente encantador tanto em belezas naturais como em seu povo, no blog: http://principesaotome.blogspot.com/ você poderá encontrar discurssões sobre o país de São Tomé e Príncipe, além de imagens e links de sites com livros gratuitos para Download.

    Reply
  4. Maria Laura

    Eatava pesquisando sobre a Africa pq vou ir para la no fim do anode 2010.Deve que vai ser muito bom.KKKK

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *