Viagem à África do Sul: Garden Route – Plettenberg Bay

Confira o post inicial: Viagem à África do Sul com o índice de todos os relatos da viagem realizada em dez/2007-jan/2008.

A região da Garden Route tem algumas das paisagens e estradas mais belas por onde já tive a oportunidade de passar. São várias cidades pequenas, lindas praias e um grande conjunto de montanhas, tudo muito próximo. Na estrada, era comum ter uma cadeia de montanhas do lado direito (o Tsitsikamma National Park) e a vista do Oceano Índico à esquerda.

Montanhas do Tsitiskamma National Park

Montanhas do Tsitiskamma National Park

É também uma região muito rica, com várias mansões e carros de luxo nas ruas, principalmente na pequena Plettenberg Bay (onde ficamos hospedados na pousada Albergo for Backpackers), e na vizinha Knysna. Como é padrão na África do Sul, as estradas e ruas são muito bem sinalizadas e a infra-estrutura pública é excelente. Pra se ter uma idéia, estávamos na praia quando os bombeiros deram o alarme de que tinham avistado um tubarão na região. Em poucos minutos haviam salva-vidas com jet-skis, buggies na areia e até um helicóptero monitorando a praia, que foi liberada duas horas depois.

Pra quem não quer ficar parado só apreciando a vista, atividades não faltam. Há várias opções de esportes radicais ou de aventura (bungee jump, skydive, mergulho, etc), um famoso parque de elefantes, golfinhos e baleias nas épocas certas do ano, a península Robberg, o Nature’s Valley e o Parque Tsitsikamma, que tem uma excelente infra-estrutura pra quem gosta de fazer trekking (incluindo chalés rústicos nas principais rotas).

Vista de Plettenberg Bay

Vista de Plettenberg Bay

Infelizmente nosso tempo era curto e não deu pra conhecer tudo. Nosso roteiro original incluia três noites em Plettenberg Bay, mas a região tinha tanto a oferecer que decidimos ficar por mais um dia. Como não havia vagas na pousada, foi nossa oportunidade de usar a barraca que estava na mochila (sim, nossa barraca, sacos de dormir e até a caixa térmica já cruzaram o Atlântico, ida e volta). :-)

Definitivamente gostaríamos um dia voltar, principalmente pra encarar um trekking no Tsitsikamma e explorar mais a região. Dessa vez o destaque ficou pros esportes radicais. Mas estou me adiantando… nos próximos posts vem os detalhes, fotos e vídeos das atividades que fizemos por lá.

Confira todas as Fotos da região da Garden Route e Plettenberg Bay.

Dicas e curiosidades:

  • As praias são muito bonitas, mas a água é gelada;
  • Em alta temporada, faça reservas com bastante antecedência;
  • A região tem restaurantes para todos os gostos e bolsos (e as pousadas sempre tem cozinhas de uso coletivo);
  • A vida noturna é variada. Muitos lugares são familiares, mas também há boates, bares e afins;
  • Algumas casas (mansões) nas encostas tinham até elevadores panorâmicos pra facilitar o acesso aos andares superiores;
  • Não perca a caminhada, nem que seja rápida, pela península Robberg. A vista é excelente;
  • Não tivemos notícia de nenhum problema com segurança na região;

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *