Retrospectiva 2012, planos pra 2013

Outro dia me perguntaram se o blog estava morto, pro que respondi: “só estará morto quando eu parar de postar a retrospectiva de fim de ano”. Bem, esse ano eu passei perto: o tradicional post de fim de ano está mais de duas semanas atrasado. Mas antes tarde do que nunca, aqui está ele! :-)

No ano passado eu disse que 2011 havia sido um ano “excelente, pra ser lembrado”. 2012 não foi nada diferente: a Sofia chegou e fizemos mais uma grande mudança, saindo de Recife – PE e vindo pra Canela – RS.

Sofia – O destaque do ano
A Sofia nasceu em Maio e está crescendo saudável, linda e cada vez mais divertida. Eu a cada dia fico mais apaixonado pela filhota. É ótimo acompanhar as mudanças quase que semanais e a evolução de cada etapa. Um grande aprendizado pra eu que tinha pouquíssima experiência com bebês e um grande desafio pra eu e a Viviane como pais. Ter um filho tem sido uma experiência incrível, fortemente recomendada a todos (ela fechou o ano com 7 meses e 20 dias de idade).

Sofia na Serra Gaúcha

Sofia aos 5 meses, passando frio na Serra Gaúcha

Sofia aos 7 meses de idade

Sofia em seu sétimo mensário.

Trabalho – Red Hat
Falando em aprendizado, o ano foi puxado, mas muito produtivo no trabalho. Minha equipe é de um nível altíssimo e liderá-los tem sido um desafio enorme. Em 2012 eu aprendi muito e conheci pessoalmente vários colegas em ótimas viagens pra Israel, EUA (Westford, MA), Espanha (Barcelona – KVM Forum) e São Paulo.

Fotos viagem Israel

Mosaico com algumas fotos da viagem à Israel

Mudança
Quem me conhece há vários anos sabe que eu levo uma vida de nômade: desde o casamento em 2006, já nos mudamos 4 vezes (Curitiba, Manaus, Curitiba de novo e Recife). Depois de 4 anos em Recife, era hora de mudar novamente. Dessa vez a escolha foi criteriosa: trabalhando de casa eu tinha a opção de escolher qualquer região/cidade no Brasil pra morar. A escolha foi pela Serra Gaúcha e a cidade originalmente escolhida era Caxias do Sul. Acontece que após uma visita que era pra ser breve, acabamos optando pela região de Gramado/Canela e resolvemos vir pra esta última (sob forte influência do Fabiano e da Pricila, amigos que fizeram essa migração alguns anos antes).

A escolha da moradia é que não foi trivial: resolvemos tomar coragem e comprar nossa própria casa (chega de apartamento) e após muita procura, encontramos uma do nosso gosto, mas ainda em acabamento. A vantagem foi poder escolher os detalhes, trocar materiais de acabamento, erguer e derrubar paredes (Viviane é Designer de Interiores). A desvantagem: ter que esperar. Após consideráveis atrasos, a entrega está planejada para Fevereiro. No período entre a saída de Recife e a escolha da casa, passamos algumas semanas morando na casa de amigos e parentes (valeu Saulo/Pati, Fabiano/Pricila e Lico/Lisi), até finalmente alugarmos um pequeno apartamento pra receber a mudança e nos estabelecermos temporariamente.

Estudos – Mestrado
Nessa eu “arriei”: FAIL. Não dei conta e tive que trancar o curso. A combinação Sofia + Trabalho e a ideia da mudança me tirou a possibilidade de continuar os estudos na UFPE. A essa altura do campeonato, não sei se vou retomar o mestrado algum dia. Quem sabe um MBA num futuro próximo.

Viagens
Além das viagens à trabalho, não fiz nenhuma viagem de férias significativa, pra algum local desconhecido ou novo. Mas morando aqui no sul foi mais fácil visitar a família: passamos o Natal em Rio Grande – RS, onde toda a família da parte da Viviane estava reunida e a virada do ano em Umuarama – PR, com a minha. Na volta desta última, fomos até Foz do Iguaçu pra fazer umas compras no Paraguay. Foi a primeira viagem internacional da Sofia. :-)

A lista de objetivos de 2012 foi modesta e genérica, se resumindo a “ser um bom pai e marido”, “ser um bom profissional” e “ser um bom estudante”. Como já mencionado, falhei neste último item, mas acho que consegui meu objetivo nos outros dois. Uma coisa que estava na lista de 2011 finalmente saiu: atualizei os álbuns de fotos do site com breves relatos de viagens: Patagônia: principais fotos; Fotos da Patagônia: Região dos 7 Lagos (Bariloche); Fotos da Patagônia: Parque Nacional los Glaciares (Geleira Perito Moreno); Fotos da Viagem pela Europa; Fotos de Oslo – Noruega e Fotos de Nova York.

Ah, e antes de sairmos de Recife, fechamos algumas outras pendências: fomos até o Instituto Ricardo Brennand e ainda levamos a Sofia (com 4 meses) pra um primeiro mergulho na praia de Porto de Galinhas, referência do estado onde ela nasceu. :-)

Pra 2013 a lista é mais detalhada:

  • Explorar a região de Canela e Gramado: ainda não visitamos nem os principais pontos turísticos
  • Entrar em forma — bike, caminhada, academia… qualquer coisa
  • Agora que moro na serra, quero voltar a acampar, subir montanhas e etc:
    • Acampar no mínimo 3 noites, sendo uma delas com a Sofia
    • Descer o Rio Paranhana de Rafting
    • Fazer pelo menos 2 trilhas de Mountain Bike
  • Estar com a casa “pronta” (incluindo obras ainda em planejamento: área de serviço, ante-sala e garagem)
  • Visitar um país que eu ainda não conheça
  • Montar um álbum com fotos da região

Então é isso, missão cumprida: o blog não está morto. :-) Feliz 2013 a todos!

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

4 Comments

  1. Adenilson Cavalcanti

    Ademar

    Parabéns por 2012 e desejo sucesso em 2013.

    []s

    Adenilson

    Reply
    1. ademar (Post author)

      Obrigado Adenilson. Desejo o mesmo pra você!

      Reply
  2. Leandro Barbeita

    Opa,

    adoro as retrospectivas. Vou plagiar e p/ o ano farei tb. As próximas férias de verão da família Barbeita serão em Gramado/Canela (Jan/2014). Com certeza faremos uma visita para conhecer a Sofia pessoalmente.

    []´s e um excelente 2013 p/ toda a família.

    Reply
    1. ademar (Post author)

      Barbeita! Venha sim, serás muito bem vindo!

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *