Retrospectiva 2013, alguns planos pra 2014

E seguindo a tradição deste blog, vamos à retrospectiva do ano que se finda. Só estou mudando levemente o título, adicionando a palavra “alguns” aos poucos planos do ano novo.

2013 foi um ano de adaptações a novas realidades: Em Janeiro Sofia tinha só 7 meses de idade e estávamos morando em um apartamento de temporada aqui em Canela – RS, com metade da mudança ainda encaixotada e aguardando a entrega da nossa casa que estava em fase de acabamento. Havia muito a ser explorado em várias frentes.

2013 em algumas fotos, clique para ampliar

2013 em algumas fotos, clique para ampliar

Mas vamos por partes:

Sofia
A Sofia evoluiu bastante (“como o tempo passa rápido!”) e com 1 ano e 7 meses, está correndo por aí, fazendo bagunça no quintal e soltando suas primeiras palavras – algumas inteligíveis e muitas não.

Em 2013 ela engatinhou, andou, correu, brincou e dançou (muito, diga-se de passagem). Só teve febre uma vez, mas foi picada por um tanto de insetos. Passou noites frias com aquecedor ligado e outras quentes onde dormiu com pouquíssima roupa. Brincou na neve e também na chuva. Comeu de tudo um pouco, chupou limão (e gostou!) tomou muito suco de uva e mamou bastante no peito, além de ter experimentado terra, areia, pedra e neve. Fez muitos fiascos de birra, se jogando no chão e gritando pra todos verem mas, ignorada, se levantou e veio correndo rindo quase todas as vezes. Deve ter usado entre 1000 e 1500 fraldas, exigido mais de 500h de atenção na hora de dormir e nos acordado umas 320 vezes no meio da madrugada. Ah, e a primeira palavra foi “papa” (papai?), seguida de muitas sequências de “papapapapapapapapapa”, ainda lá no começo do ano.

Ser pai tem sido o maior barato e o amor por essa pequenina é indescritível.

Sofia em Novembro de 2013

Sofia em Novembro de 2013

Adaptação à nova cidade
Acho que posso dizer com segurança que estamos bem adaptados à realidade do interior. Canela é uma cidade pequena (junto com Gramado, não passa de 70k habitantes), mas com boa infraestrutura e bastante movimentada graças ao turismo. Além disso, estamos próximos a dois grandes centros: Caxias do Sul (1h20m de carro, 80km) e Porto Alegre (2h de carro, 120km). A grande vantagem é a tranquilidade de morar numa casa, em contato com a natureza (tucanos, beija-flores, papagaios e sapos visitam meu jardim com frequência) e sem preocupações com violência, o que é impagável. Ainda acho estranho quando me vendem fiado sem exigir cadastro e me chamam pelo nome em algumas lojas, mas acho que logo vou me acostumar. Minha única incomodação é com a poluição sonora gerada pelos jardineiros e seus sopradores de folha durante a semana (é impressionante), mas isso é assunto pra outro dia.

Sendo uma cidade turística, recebemos vários visitantes em 2013. Amigos e familiares de longe e de perto já nos visitaram e as portas continuarão abertas em 2014.

Ah, e como boas vindas, tivemos neve acumulada aqui, algo bastante raro!

Neve em Canela!

Boas vindas: neve acumulada pela primeira vez em anos!

Casa
Valeu a pena o sacrifício de meses de espera pela construção. A casa é espaçosa, tem um jardim pequeno mas arborizado e atende perfeitamente nossas expectativas. Desde o início nosso plano era expandir a cozinha e construir uma área de serviço e uma antessala. O início dessa obra demorou por questões de documentação e atrasou por questões de mão de obra, mas agora estamos na fase final. No dia 31 de Dezembro de 2013, a parte de construção estava pronta e os pintores estavam entregando os acabamentos internos de massa corrida e pintura. Ainda falta(va)m a pintura de uma parede externa, luminárias, instalação dos móveis e alguns detalhes no jardim e no acabamento do novo telhado. Expectativa é de mais duas ou três semanas pra que tudo esteja no lugar e eu possa finalmente organizar minhas ferramentas no novo depósito, colocar a máquina de lavar roupas no lugar definitivo e estrear minha churrasqueira! :-)

Falando em ferramentas, está difícil conseguir resistir à tentação: morando numa casa com espaço e tendo mais coisas pra fazer, devo ter quadruplicado o número de ferramentas nesse ano. Comprei desde pá e rastelo até compressor de ar pra pintura. :-)

Viagens
Como em 2012, 2013 foi um ano sem uma longa viagem de férias da família. Com a Sofia ainda pequena e as preocupações da construção e reforma, a tão esperada viagem ficou pra 2014. Sozinho a trabalho eu fui pra Boston/Westford nos EUA em Fevereiro e pra Edimburgo na Escócia (novo país pra minha lista!) em Novembro. Foram duas viagens bem aproveitadas por mim, mas faltaram Viviane e Sofia pra elas serem completas.

Caminhando na neve (snowshoeing) nos EUA e Castelo de Edimburgo na Escócia

Caminhando na neve (snowshoeing) nos EUA e Castelo de Edimburgo na Escócia

Explorando a região
Bah! Ainda não visitamos os principais pontos turísticos (estamos coletando sugestões dos nossos visitantes), mas de bicicleta eu já explorei, com meu cunhado Saulo “companheiro de aventuras”, algumas das trilhas da região, além de ir até o Parque das Cachoeiras em São Francisco de Paula pra uma boa trilha a pé. Acampar e descer o rio Paranhana de rafting ficaram pra 2014, mas a ideia está amadurecendo, quem sabe ainda dá pra aproveitar essa temporada de verão.

Trilha de Mountain Bike em Canela - RS

Trilha de Mountain Bike em Canela – RS

A lista
No final de 2012 eu fui muito ambicioso e detalhado, então minha lista ficou repleta de falhas:

  • FAIL – Explorar a região de Canela e Gramado: ainda não visitamos nem os principais pontos turísticos
  • OK (mais ou menos) – Entrar em forma — bike, caminhada, academia… qualquer coisa
  • FAIL – Agora que moro na serra, quero voltar a acampar, subir montanhas e etc:
    • FAIL – Acampar no mínimo 3 noites, sendo uma delas com a Sofia
    • FAIL – Descer o Rio Paranhana de Rafting
    • OK! Fazer pelo menos 2 trilhas de Mountain Bike
  • FAIL (na trave) – Estar com a casa “pronta” (incluindo obras ainda em planejamento: área de serviço, antessala e garagem)
  • OK! Visitar um país que eu ainda não conheça
  • FAIL – Montar um álbum com fotos da região

Pra 2014 vou tentar ser mais humilde:

  • Fazer pelo menos uma longa viagem de férias com Viviane e Sofia (em planejamento)
  • Visitar um país que eu ainda não conheça (nada planejado)
  • Terminar as obras da casa (essa é fácil)
  • Acampar pelo menos 1 noite com Viviane e Sofia
  • Descer o Rio Paranhana de rafting
  • Organizar melhor minhas fotos e vídeos, incluindo backup online

(A Sofia está me pedindo um PS4 e um irmãozinho(a), mas vou deixar ambos fora da lista por enquanto) :-)

Feliz 2014 a todos!

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *