Retrospectiva 2014

Mosaico de fotos - Viagem EUA 2014

Um pouco atrasada como de costume, mas vamos à nossa retrospectiva, tradição desde 2006! :-)

Acho que 2014 foi o ano da consolidação dessa nossa fase “família” em Canela. Foi um ano mais calmo, sem grandes mudanças. Mesmo assim tivemos alguns destaques: nossas férias de Fevereiro/Março nos EUA, nossa viagem de férias pra Curitiba em Novembro e como não poderia deixar de ser, as constantes novidades no desenvolvimento da Sofia.

Férias 2014 – Inverno nos EUA (Fevereiro/Março)

Uma boa viagem de férias estava nos planos há algum tempo e como quem nos conhece sabe, nossa ideia de férias ideais envolve frio, neve e um longo tempo fora de casa (relativamente falando). Após algumas análises de custos, benefícios e datas, resolvemos tirar férias nos EUA no final do inverno. Nossa viagem durou um total de 26 dias, passando por Westford/Nashua (próximo a Boston), Sugar Loaf Mountain (Estação de Esqui no Maine) e Nova Iorque. Só não deu pra ir até o Canadá pois os passaportes não saíram a tempo pra solicitar o visto. :-(

A Sofia tinha então 1 ano e 10 meses e isso representou alguns desafios e mudanças no nosso ritmo de viagem, mas de modo algum nos impediu de aproveitar bem cada momento. E pra ela foi o maior barato: mesmo bem novinha, ela brincou muito e hoje ainda se empolga quando vê as fotos.

Mosaico de fotos - Viagem EUA 2014

Viagem EUA 2014 (clique para ampliar)

Nova Iorque (NYC)

Chegamos e saímos dos EUA pelo aeroporto de Newark (Nova Jersey, vizinha de NYC). Na chegada (final de Fevereiro) ainda havia bastante neve e gelo acumulados e na volta (final de Março), era raro encontrar gelo, mas pegamos uma frente fria com vento e temperaturas de até -8C durante o dia. O negócio foi se agasalhar bem e carregar a Sofia bem embrulhadinha no carrinho.

Em NYC fizemos o programa padrão de qualquer turista, mas num ritmo um pouco mais lento: Liberty Park, Manhattan, 5a Avenida, Empire State, Central Park, Museu de História Natural, Estátua da Liberdade, Times Square, etc. Foi a minha segunda vez em NYC e a primeira da Viviane e da Sofia.

Museu de História Natural em NYC

No Museu de História Natural – NYC

Westford – MA / Nashua – NH

Saindo de NYC de carro, fomos pra Westford, cidade próxima a Boston, no estado de Massachusetts. É lá onde fica um dos principais escritórios da Red Hat (empresa onde trabalho) e como eu trabalho de casa, aproveitei pra visitar alguns amigos e passar alguns dias trabalhando no escritório, enquanto a Viviane ficava passeando com a Sofia — geralmente em Shoppings e Outlets.

Em um Restaurante (Diner) à beira da estrada

Comida típica :-)

O inverno naquela região é bastante rigoroso e encaramos temperaturas de até -30C em alguns dias. Mas como eu costumo dizer, lá se passa menos frio do que aqui no Brasil, pois eles tem aquecimento em todo lugar. Mancada foi deixar algumas compras no carro durante uma das noites: pela manhã estava tudo super congelado. Brincamos um pouco na neve por lá, só pra dar uma aquecida pois a brincadeira de verdade ainda estava por vir…

SugarLoaf – Maine

Eu disse que a gente gosta de frio, não é? Essa provavelmente foi a melhor parte da viagem: aproveitando o convite de uma colega de trabalho, fomos pro extremo norte/nordeste dos EUA, no estado de Maine, bem próximos da divisa com o Canadá. Lá existe uma famosa estação de Esqui chamada SugarLoaf que é muito legal. E o que não faltou foi neve. Ainda mais interessante é que a temperatura estava relativamente amena: não baixou de -10C, o que permitiu que aproveitássemos bastante nosso tempo por lá.

Snowshoeing

Snowshoeing

Revendo Amigos em Curitiba (Novembro)

Curitiba é a cidade onde morei de 1998 a 2007 (com um intervalo de 1 ano em Manaus) e foi lá onde eu conheci a Viviane e nos casamos. Sendo assim, temos muitos amigos por lá. Já faziam 7 anos que não aparecíamos então resolvemos fazer uma viagem rápida, com a principal intenção de rever os amigos.

Foi uma viagem tranquila, sem muito planejamento ou stress. Fomos de carro (cerca de 1500 km ida + volta) e permanecemos lá por 13 dias. O suficiente pra visitar vários amigos (vários deles hoje com filhos), comer barreado em Morretes, pastel na feirinha do Largo da Ordem, ir brincar com a Sofia no Parque Barigui e como todo Curitibano, “passear no shopping” (incluindo ver Interestelar no IMAX).

Jogo de tabuleiro na casa do Milton, com Thiago e Danilo.

Jogo de tabuleiro na casa do Milton, com Thiago e Danilo.

O que faltou foi acampar no Parque Estadual do Pico do Marumbi. Eu tinha tudo planejado pra passar uma noite acampado ao pé da Montanha com Viviane e Sofia, mas descobri na última hora que a área de camping do parque foi fechada há 2 anos e tive que abortar os planos. :-(

Vida em Canela e desenvolvimento da Sofia

Continuamos muito satisfeitos com nossa escolha de morar aqui no interior. Acho que 2014 foi o ano da consolidação da vida “família” por aqui. Terminamos a extensão da casa, eu assei várias carnes agora que tenho uma churrasqueira e um kit de churrasco (incluindo uma faca de Gaúcho tchê!), a Viviane plantou várias coisas no jardim e tem se divertido cuidando dele e a Sofia adora brincar no quintal e observar os pássaros que vem nos visitar com frequência (o que deu pra ver esse ano: beija-flores, pardais, pica-paus, periquitos, tucanos e papagaios, entre outros).

Mosaico de fotos: vida em Canela - 2014

Vida em Canela – 2014 (clique para ampliar)

Falando em Sofia, ela fechou o ano com 2 anos e 7 meses e nós estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento dela: ela já não usa fraldas, está super tagarela (a brincadeira favorita dela é colocar dois objetos pra “conversar”), entende relativamente bem conversas em Inglês, conta e identifica algarismos e quantidades até 10 em Português e Inglês, identifica e ordena as letras do seu nome, come e bebe sozinha (aliás, nunca foi de usar chupeta nem mamadeira), sabe bem o que é pequeno/grande, longe/perto, encima/embaixo, subir/descer, aberto/fechado, claro/escuro, cores (tudo em Português e Inglês) e é bem independente de modo geral. Ela está na fase dos “porquês” e vive nos surpreendendo com frases cada vez mais complexas e imaginativas, o que tem sido o maior barato. O que não foi tão interessante assim foi ter que assistir Frozen umas 35 vezes e ouvir “Let it Go” durante boa parte da viagem pra Curitiba, mas felizmente acho que o pior já passou. :-)

Mosaico de fotos: Sofia em 2014

Sofia em 2014 (clique para ampliar)

Ainda falta explorar um pouco mais a região de Canela: até que fiz boas trilhas de Mountain Bike, mas não foi nesse ano que eu desci o Rio Parnaíba de rafting e ainda temos vários pontos turísticos a visitar. Coisas pra 2015.

Mas e a lista de 2014? Bem, fiquei no 50/50:

  • OK! Fazer pelo menos uma longa viagem de férias com Viviane e Sofia
  • FAIL! Visitar um país que eu ainda não conheça
  • OK! Terminar as obras da casa
  • FAIL! Acampar pelo menos 1 noite com Viviane e Sofia
  • FAIL! Descer o Rio Paranhana de rafting
  • OK! Organizar melhor minhas fotos e vídeos, incluindo backup online

Ah, e a Sofia pediu tanto (NOT), que eu tive que comprar um PS4. Mas o irmãozinho ou irmãzinha que ela também está pedindo ficou pra mais pra frente. ;-)

Não tenho uma lista de objetivos pra 2015, vamos ver o que a vida nos reserva. O único plano é fazer mais uma viagem de família, quem sabe novamente pra Patagônia no inverno aqui do hemisfério Sul.

É isso aí, um feliz 2015 a todos e até a retrospectiva do ano que vem!

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *