“Banda Larga” @ Manaus (VIVAX) III

O objetivo desse post é concluir a história da batalha por uma conexão Internet da VIVAX que funcione aqui em Manaus. A primeira parte está nos posts anteriores: “Banda Larga” @ Manaus (VIVAX) I e “Banda Larga” @ Manaus (VIVAX) II, juntamente com os mais de 110 comentários de usuários revoltados com a qualidade do serviço (curiosamente, não só em Manaus, mas em vários outras cidades do país atendidas pela empresa).

Muita coisa aconteceu desde o último capítulo dessa história (veja meu post anterior: Sim, existe vida após o casamento). Mas gostaria de concluir a saga com algo que pode servir de exemplo e ajudar outros usuários:

A conexão Internet de onde eu morava antes do casamento (uma república) está excelente: não há mais problemas com a Vivax. E qual foi a solução? A solução foi, como sugerido em meu post anterior, colocar a ANATEL na briga. Sim, é isso mesmo, a solução veio de um órgão governamental! :-)

Primeiramente registramos uma reclamação junto à Vivax (anotando data, horário e número do protocolo) e então ligamos pra ANATEL (0800 33 2001), registrando a reclamação de todos os problemas — proxy transparente, protocolos P2P bloqueados, velocidade ridícula, quebra de contrato, etc. Após a reclamação na ANATEL, a empresa tem um determinado período (4 ou 5 dias, se me lembro bem), para resolver o problema. Caso o problema persista, a ANATEL oferece um mecanismo para que sejam feitas confirmações diárias do mesmo (com uma rápida ligação de 1 minuto). Foram 3 ou 4 confirmações junto à ANATEL até que um atendente da VIVAX nos contatou com senso de urgência pra tentar resolver o problema. Após alguma discussão, nosso discurso foi muito simples:

Bem, você está dizendo que não pode resolver meu problema? OK, então explique isso pra ANATEL, porque o problema existe e eu vou continuar confirmando-o diariamente até que ele esteja resolvido. Essa é minha única arma e tenha certeza que a utilizarei em potência máxima.

Poucos dias e algumas confirmações depois, estávamos com uma conexão sem problema algum: bittorrent, kazaa e outros P2Ps desbloqueados, sem o maldito proxy e velocidade satisfatória pro nosso plano de 150kbps.

Então fica aí a dica pra quem estiver tendo problemas: reclame junto à ANATEL. Se o problema não for resolvido, confirme-o diariamente. A confirmação é simples e rápida.

Agora tenho um novo problema pra resolver: casado, estou em um outro apartamento, sem conexão banda-larga pois a VIVAX está com as vendas congeladas e a Telemar (Velox, a R$ 219,90 por 300kbps) não atende minha área. E pra piorar ainda mais, meu único modem de 56kbps é um winmodem que não funciona direito nem no Windows, quem diria no Linux. :-(

Se mais alguém obter sucesso reclamando junto à ANATEL, por favor reporte sua experiência nos comentários. E se alguma alma caridosa tiver um modem (de verdade) de 56Kbps pra me emprestar, eu vou ficar muito feliz e agradecido. :-)

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

94 Comments

  1. Sheldon

    Ademar, voce nao conseguiu fonte para quele modem branco de 56k ?

    Reply
  2. ademar

    Sheldon: não… é uma fonte meio alien. Eu até encontrei uma fonte na mesma spec (9V AC), mas o conector era diferente. Talvez seja possível usar um adaptador, mas não encontrei ainda (que saudade da 24 de maio nessa hora).

    Reply
  3. André Abreu

    Eu acompanhei os posts. É triste depender só da vivax realmente, e a velox é mto cara… bom, vcs devem ter ouvido falar que a Embratel estaria trazendo um cabo de fibra ótica, possívelmente do Pará, o que nos beneficiaria e traria mais concorrentes pra nossa cidade. O problema é que a vivax usa uma banda via satelite da embratel, acho que é de 40Mbps, mas essa banda já estourou ha muito tempo. Bom, de qq forma, vcs tem idéia de quando esse cabo físico vai chegar por aqui? Abraços!

    Reply
  4. André Abreu

    Puxa, se eu tivesse um hardmodem eu te emprestava… bom, se vc tá atrás de fonte, tem a mil no centro, nas lojas de eletronicos, componentes, vai lá na Marcílio Dias ou Dr. Moreira que vc encontra!

    Reply
  5. Sheldon

    Realmente, eu procurei e procurei e procurei esta fonte e não consegui. Procurei alguém que fizesse, também não encontrei. Eu cheguei a encontrar um conectorzinho que entrasse ali.. mas aí não encontrei a fonte. Enfim.. saudade da 24 de maio mesmo. Mas ó, este modenzinho de 33k guenta as ponta :) usei ele durante 1 ano aqui.
    André, na Marcílio Dias nao tem, é uma fonte bem “alien” mesmo não é uma que se encontra por aí. E a U.S. Roboctics nem existe mais. Tem que achar um lugar que as faća, você não conhece um?

    Reply
  6. Felippe

    essa reclamação junto a anatel funciona por um tempo só, pelo menos comigo foi assim, eles deram um jeito por 1 mes e meio +- e depois voltou tudo…

    Reply
  7. Marcelo

    Ae galera finalmente a vivax vai voltar a ativa com link novo tbm, a partir do dia 10 de outubro a vivax sai do sufoco, quem me disse foi uma atendente “silvia” da vivax, tomara que seja verdade!!

    Reply
  8. THAIS

    Oiee
    Parabéns pelas fotos! estava procurando sobre Paris e cmo resultado veio seu site, entrei e pude conferir alem da França, outros lugares bem bacana.
    Beijos

    Reply
  9. THAIS

    Oiee
    Parabéns pelas fotos! estava procurando sobre Paris e cmo resultado veio seu site, entrei e pude conferir alem da França, outros lugares bem bacana.
    Beijos

    Reply
  10. ednilson

    no local onde moro nao tem a conecção via cabo. voces tem outra opção?

    Reply
  11. Felippe

    galera acabo de ler uma noticia que me animou AHuiahuiaha a Vivax ta sendo comprada pela NET (Virtua), ou seja finalmente acho que teremos uma boa internet já que a NET é ótimaaaa

    flw aew =D

    (link da noticia http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102006/13102006-1.shl)

    Reply
  12. Anderson

    Não se anime muito não Felippe!!!
    Moro em Sorocaba (Interior de SP), e tenho o NET Virtua 4 MB.
    Mas preferia ter 500 kb de velocidade se me garantissem a velocidade !
    Aqui eles bloqueiam tdo (24 hrs por dia) e os atendentes confirmam que é norma da empresa!!
    No máximo consigo fazer downloads a 20 kb com uma conexão de 4 MB !! Vc acredita ??

    Acho q vcs sairam de uma ruim para uma pior !!!

    Boa sorte a todos

    Reply
  13. AngelA

    a vivax realmente está com problemas na net aki em manaus, mas por tudo o que eu li, realmente a culpa é da ANATEL, pois a mesma não quer liberar banda, intão isso nos prejudica, agora com a NET no controle da VIVAX, vai ser liberado mais banda (ja que a anatel faz parte da net), vamos ver no que vai dar, pelo menos o sinal da tv a cabo analogico e o digital funcionam muito bem!!!!!

    até mais

    Reply
  14. Lidney

    Estou passando por problemas sérios com a VIVAX em Santos, na verdade não só eu mais toda a baixada Santista. Gostaria de receber um e-mail seu para poder obter mais orientações.

    Há algum e-mail da Vivax em especial? Um centro de atendimento pós atendimento, algo que não caia na mesa de outro descompromissado e desta forma eu ter mais chance de ser atendido?

    Abç, Lidney

    Reply
  15. Felippe

    Anderson:
    Eita manow dessa eu nun sabia, sempre achei que a NET era uma das melhores no brasil, já q de certa forma é graças a eles que “temos” hj em dia opções de 2mb, 4mb e 8mb a preços acessiveis… bom de qualquer forma prefiro acreditar que pior que a vivax é impossível =\

    Lidney:
    existe sim, o 0800332001 (ANATEL), liga pra lá relata o problema que eles dão um prazo pra vivax resolver, aqui pelo menos eles enrolaram até as últimas(foram uns 3 ou 4 contatos com a anatel), mas para não serem multados acabaram resolvendo(temporariamente) o problema…

    Reply
  16. Anderson

    Felippe

    É mto ruim sim cara, pelo que eu saiba a Vivax garante 50 % da velocidade contratada né ? Aqui a Virtua garante apenas 10 % =/
    E o pior de tdo é q eles tem cota de download, se vc estourar a cota do mês, vc fica com a menor velocidade da empresa (150 kbps) até o final do mês no qual vc passou a cota !!! isto é um absurdo !!

    Se vc tiver interesse, dá uma olhada neste tópico, daí vc verá o que é reclamação por parte do virtua

    http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showtopic=419056

    Abraços

    Reply
  17. Bia

    Fiquei impressionada com tudo que li, pois nunca tive problema com a Vivax em Americana, a tv não fica fora do ar e a internet funciona normal, não tenho o que reclamar da empresa, e até então, quando eu preciso ligar lá o atendimento com cliente é otimo, não é igual a telefonica que ficam te jogando para um monte de operador, cada coisa que vai fiazer vc fala com uma pessoa diferente, espero que com a entrada da NET a partir de Dezembro, melhore pra quem precisa e continue o atendimento bom, pois o da NET é terrivel, pois conheço pessoas que tem NET.
    bju

    Bia

    Reply
  18. caio

    Bom, tambem nao posso deixar de postar meu comentario aki sobre a Vivax. Eu moro em Sumare-SP. a Vivax aki, é excelente, pois eu ja morei em outras cidades e tinha outra operadora de tv e banda larga..era 1 porcaria =/ a Vivax alem de oferecer excelentes servicos de tvm que em 1 ano, se 2 vezes foi muito ter queda de sinal, a internet, pelo valor de mercado, é um dos mais baixos e de melhor qualidade. Alem disso, quanto ao atendimento, cara, é o melhor. A telefonica (operadora no est de S Paulo) p exemplo, tem 1 atendimento pessimo. Ja tive a net tb e o atendimento nem se compara ao da Vivax! espero q c a fusao das 2 empresas, prevaleca os servicos da Vivax!
    Espero que todos possam entender. Quanto na Cidade de Manaus, talvez pelo motivo das grandes chuvas ou ate mesmo pela falta de banda larga é o q ocasiona o que esta havendo. Toda empresa tem seus pros e contras. P exemplo, ja fiquei muito tempo na espera por atendimento da Vivax, o que me irrita, deviam colocar mais atendentes..enfim, eh isso

    Reply
  19. Melissa

    Bom, tbm tenho Vivax, e moro em americana, não tenho o que reclamar, minha tv e minha net funcionam perfeitamente, e qdo preciso ligar lá, o atendimento é otimo.
    Em manaus não sei como é, mas em jacareí e são josé tenho parentes e ambos tbm tem serviços prestados pela Vivax, e tbm não tem queixa.

    É isso aaaaaee!!!

    Reply
  20. Melissa

    Bom, tbm tenho Vivax, e moro em americana, não tenho o que reclamar, minha tv e minha net funcionam perfeitamente, e qdo preciso ligar lá, o atendimento é otimo.
    Em manaus não sei como é, mas em jacareí e são josé tenho parentes e ambos tbm tem serviços prestados pela Vivax, e tbm não tem queixa.

    É isso aaaaaee!!!

    Reply
  21. Felippe

    Em SP eu sempre achei que o serviço fosse bom mesmo… só fui saber que era uma porcaria ai quando vieram até de SP falar mal no tópico… se eu fosse vocês jogaria na mega-sena td dia pq é muittaaaa cagada lol… aqui em Manaus o atendimento é horrível, a internet é pior ainda e ando vendo pessoas que começaram a reclamar da unica coisa que prestava que era a tv a cabo =\

    Anderson: a vivax garante 50%, mas como vc pode ver ela não cumpre, alias mal temos conexão, a internet fica completamente paralisada em certos horários, ou seja não abre nenhum site =(, bom acredite, pior que está acho quase impossível HAuaHIUAHUA

    Reply
  22. anonimo

    =( sad very sad

    Reply
  23. Jacó

    Concordo com o Felippe, realmente a internet está uma porcaria, pois tenho 200Kbps e a minha navegação quando está funcionando fica na média de 50Kbps, ou seja, assinei banda larga e estou usando internet Discada. Já com relação a TV a Cabo, realmente piorou com a mudança para TV Digital aqui em Manaus.
    Tenho esperança que melhore com a Administração da Net.

    Reply
  24. PolteR

    realmente nao há como comparar outros estados (Vivax) com a daqui e totalmente sem comparação se voces quizerem , uma comparacoa a grosso modo digitem ping http://www.uol.com.br -t no executar de voces, aqui em manaus varia de 500-2000ms, claro o maior problema esta na localizacao geografica da nossa regiao nao permitindo a passagem dos cabos, mas bom, a verdade é que a vivax tem um link pra trabalhar se empolgou com a grana ja que era o unico servico de banda larga em manaus METEU a mao na grana, superlotando o seu LINK ai agora poe a culpa nos outros, e a mesma cosia que tacar 500 pessoas num jatinho.

    Reply
  25. Leticia

    kerido polter não é bem assim que devemos enchergar, estou acompanhando o processo da anatel, e está para ser liberado até no maximo em dezembro, ai sim todos teremos um acesso com alta qualidade.

    Reply
  26. Andson

    Liguei pra Vivax,a internet está a 2 semanas com problemas, jogos online? downloads? isso é sonho aqui em Manaus com a Vivax.
    Pior, eles vão dar só 25% de desconto na fatura (não sei se é só para quem liga reclamando do serviço ou para todos).
    Fiquei muito puto e registrei uma queixa na Anatel, vamos ve se pelo menos acontece alguma coisa.
    Minha conexão de 350 kbps não passa dos 50 kbps, até modem é melhor.

    Reply
  27. David

    Letícia, só pode estar de brincadeira, ninguém aqui quer pagar 155 (manaus) por uma conexao que deveria ser 500K, mas que baixa somente 1-5kb/s no meu caso… E hoje que me prometeram que um técnico iria vir aqui ajeitar… CADÊ?
    A culpa é sim da VIVAX, venderam mais do que podiam!

    Reply
  28. PolteR

    eh leticia vc pode ta acompanhando de perto ai mas, eu acompanho de perto aqui e como grande maioria aqui tambem sou perito desde assembly ate redes, a vivax muda de desculpa todo mes, mes passado era culpa do fornecedor agora culpa do equipamento, ah fala serio… vc sabe que eles so pararam de vender contratos por medida da anatel que proibiu eles ne? me diz se uma companhia de respeito precisa ensinar a eles oque e certo e errado, mas voltando ao assunto so nos resta esperar mesmo, e assim que xegar o link terrestre, com alta qualidade todos mudarem pra ADSL( que trabalha de um modo muito mais inteligente a transmissao de dados ), lembrando ainda que a vivax privilegia alguns usuarios , fora a pessima qualidade dos funcionarios que voce liga e eles mandam resetar o cable lendo o papel na frente deles, assino desde a epoca de testes, me desculpe mas a paciencia ta no limite.
    abra;os ;)

    se tiver algum funcionario corrupto da vivax ae da um toque que eu pago pra link terrestre ….

    Reply
  29. Andson

    Infelizmente tem nem pra onde correr, ou fica com a vivax ou muda pra velox que é mais caro. Se abaixarem o preço do velox eu mudo.

    Reply
  30. Kishino

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ” fora a pessima qualidade dos funcionarios que voce liga e eles mandam resetar o cable lendo o papel na frente deles”

    hilário os atendentes só mandam fazer isso uirahirae
    Primeiro eles perguntam : ” vc está perto do seu computador” , depois : ” retire o cabo de força atras do modem por 10 segundos depois ligue novamente”
    nessa ultima manutenção em q os ips foram mudados , aqui em casa ficou 2 dias sem sinal eu liguei pra la e a mulher me disse pra fazer isso :S ..dããã huahuaa , claro q não resolveu , ela agendou a visita de um tecnico q tambem NAO RESOLVEU , lol ? o sinal voltou sozinho depois de 3 dias , sem o meu querido link terrestre :/

    meu a verdade é essa msm , vivax vendeu mais do q podia :S , e msm , link satelite só serve no mínimo pra quebrar o galho .
    Os exigentes só vão ficar satisfeitos com a fibra optica , q vai possibilitar baixissimos pings de 60ms~ , assim como era a rede de radio visibilidade do meu ex link terrestre ;~ ( aliás o q aconteceu com esse link ? oO )

    como disse o polter , o jeito é esperar :'(

    Reply
  31. PolteR

    o link ainda existe, mas conexoes a radio tem como caracteristicas uma largura de banda muito baixa uma conexao que digamos instalvel porem latencia aceitavel, eles ainda tem o link,so nao podem comprar mais dele, oque fazem? tacaram so pras empresas denovoooo, isso e descriminação ta privilegiando certos usarios se houvesse um pacote ou servico ‘link terrestre’ ate tudo bem.. eh kishino vai jogar cs em lan que vc ganha mais heheh..satelite e quebra galho sim, mas mesmo assim deveria pingar 350ms por ai.. a largura da fibra optica e +ou- 1000x maior que de um satelite, inveja..=p

    Reply
  32. Andson

    Detalhe, eles não tem previsão para a solução do problema.
    Liguei hoje e um atendente me disse essa informação.

    Reply
  33. Moisés Arruda

    Olá Ademar,

    Achei por acaso seu blog e vejo que vc e outros manauaras estão numa luta inglória contra a Vivax. Não se iludam, o serviço Speed, da Telefônica, em São Paulo, não é dos melhores. Já usei e depois de muitos problemas mudei para o Virtua, da NET, que tem sido satisfatório.

    Boa sorte na luta e se quiser conhecer melhor um conterrâneo há muitos anos fora de Manaus é só me visitar no “Amazonas em Sampa”.

    Abraços.

    http://www.amazonasinsampa.blogspot.com

    Reply
  34. Aly

    Só para esclarecer uma coisa para o pessoal: NÃO EXISTE GARANTIA DE VELOCIDADE PARA O CÓDIGO DO CONSUMIDOR. A fornecedora de banda larga pode garantir 90%, 50%, 10%, não importa, qualquer advogado pode entrar na Justiça Especial e pedir uma indenização por que isso não existe, não importa o que está no contrato, se não for 100% você está sendo lesado.

    Reply
  35. Herbert Franklin

    Uiaaaaaaaaaaaaa !!! VIVAX fazendo overbooking !!! Vai virar capa da Veja… E se bobear vai virar até tema de CPI no Senado..rsrs

    Imaginem só: VIVAX indiciada por falta de compromisso ao consumidor na cidade de Manaus.
    Duas semanas depois alguém do alto-escalão da Vivax pede demissão. e depois se suicida…haushuahsuahsuah

    Colocaram inúmeras alternativas, mas nada melho do q a boua discada, a precursora da banda larga, que no caso da Vivax foi renomeada para “BUNDA LARGA”. Só sai merda !!!

    Reply
  36. Herbert Franklin

    Ao povo da minha terra e aos que conseguiram chegar até aqui, desejo-lhes um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO, repleto de paz e luz (no fim do túnel).

    Peçam do Papai Noel uma internet descente. Se vc for um bom menino, ele manda teu presente através do Coelhinho da Páscoa !!!

    MSN: hfsilva87@gmail.com

    Reply
  37. Rodnei Cardozo Moreira

    Olá a todos. Vou contar um pouco da minha saga com a internet, pode interessar e informar um poico sobre a situação real da internet em Manaus. Pra adiantar, acreditem, a Vivax não é totalmente culpada.
    Moro em Manaus há 4 anos, vim de uma cidade do interior estudar aqui. Quando aqui cheguei, nem sabia usar um computador, e internet era uma coisa meio mística para mim (jeca mesmo).
    Final de 2003 aproximadamente ganhei um computador, e a curiosidade me fez fuçar e aprender mais e mais. Logo eu estava puxando um fio de telefone escondido para acessar a internet discada. O começo para um leigo foi difícil, muitos vírus, contas altas, provedores errados (IG, Ibest, credo). Mas eu fui aprendendo bastante, e hoje posso me considerar como um usúario médio/avançado. Finalmente me estacionei na Click21 como provedor de discada, sendo da embratel, o link (pra uma discada) era ótimo, e com latências baixas (150 a 300ms). Cheguei a ter uma linha exclusiva para a discada, mas a conta era pesada para algo q eu só usava madrugadas e finais de semana (chegava a 80 reais, Telemar não é nenhuma santa tb).
    Cancelei a minha linha e abdiquei (com muita dor no coração) da internet, no começo deste ano, em fevereiro.
    Para esclarecer, usava discada por total falta de opção, moro no bairro Santo Antônio e os cabos da Vivax não passavam aki, e na época a Velox ainda não tinha sido implementada no bairro (além do preço absurdo, atualmente tá em R$220).
    Um dia um colega meu na faculdade (também sofredor com a Vivax) me falou de um provedor de internet a rádio, a VSP Internet (sim, existe isso aqui em Manaus) e me disse que ia assinar, fiquei interessado e resolvi me informar também. Na época a conexão da Vivax dele (na cachoeirinha) era horrível, nós jogávamos Ragnarok Online, e ele simplesmente jogava de discada (via Click21, q era muito boa) de madrugada. Em março fizemos a visita à empresa, foram muito gentis, e fizemos a assinatura.
    O único (e grande) inconveniente era a taxa de instalação de R$750, mas a mensalidade do plano que contratamos (250 down/75 up) era de R$100, bem light por assim dizer (2 semanas de choro com minha mãe no telefone ela liberou a grana pra instalação xD). Assinamos o contrato em março, mas só fomos ter a internet em agosto, agora vocês perguntariam POR QUÊ?
    Porque a EMBRATEL também está com o link saturado, e foi ela, que é dona de todos os links de internet aqui em Manaus (exceto talvez o da Velox) que proibiu a venda de novos links por tempo indeterminado, até arrumar/inaugurar a bendita fibra óptica. Ainda segundo o funcionário da VSP me informou, a Embratel tem 2 links aqui, o terrestre, através das torres repetidoras até Porto Velho (link muito bom e com latências baixas, mas infelizmente é um link pequeno, é por ele que vai a Vivax empresarial e o Click21, está saturado há muito tempo) e o link satelital, onde segundo ele a Embratel sustenta 3 Backbones, um de 5 mil Megas e 2 de 2.7 megas, mas a Embratel já vendeu 19 mil megas nesse link, ele estava no limite, então a Embratel simplesmente mandou suspender a venda de novos links, e todos q revendiam links da Embratel ficaram proibidos de vender novos links, incluindo aí a Vivax e a minha VSP (a Vivax é simplesmente uma revendedora da Embratel).
    Continuando a minha história, finalmente em agosto instalaram a antena em minha casa e me liberaram o link, mas não foi um link novo, foi o link de 2 clientes q deixaram de assinar e passaram pra nós (eu e meu colega), afinal a venda ainda está proibida.
    Quanto ao link, uma maravilha, muito bom mesmo. Navegação sem problemas, transferências ótimas (29kbps em média, chegando durante a madrugada a 40kbps, 15kbps nos horários de pico, durante algumas horas do dia, sendo q meu link é de 250kbps), portas totalmente liberadas (fiz um nmap) mas um único problema, latências altas, o link era no satélite (560ms qndo tava muito bom, média de 700ms), portanto ficava ruim para jogos online, mas ótimo para navegação e download de arquivos. No começo deste mês (dezembro) eu estava já no terceiro dia da instalação do Gentoo Linux (o coisa demorada) quando resolvo dar um ping no IP do Ragnarok. Quase caí pra trás, eram aproximadamente 1 da madrugada, e eu estava pingando de 70 a 80ms (já dá pra saber q eu parei a instalação do Gentoo na hora e instalei o Windows XP de volta pra jogar =P). Aí sim minha internet ficou uma maravilha total, estava perfeita, as latencias aumentam bastante durante o dia, mas a transferencia não é afetada, dá pra navegar de boa. De madrugada era perfeito tanto pra jogar, quanto pra navegar ou baixar arquivos (consigo jogar perfeitamente enquanto baixo um arquivo a 30kbps).
    Liguei pra VSP, e o atendente me informou q era o link novo q eles adquiriram da Intelig, um link muito bom mesmo (por onde será q passa esse link da Intelig [dúvida]).
    Mas há aproximadamente uma semana minha internet ficou zuada, continuei com latencias baixas mas com link instável, perdas de pacotes e coisas assim. Meu colega (o q me indicou a VSP e também tem o link) disse estar passando pelo mesmo problema, inclusive conectou via discada, no Click21, que costumava ser muito bom, e a internet continuava ruim, latencia baixa mas com perda de pacotes. Liguei pra VSP, onde me informaram q a Embratel estava passando por problemas técnicos durante esses dias (deve ser finalmente a transição para a fibra óptica) e os links estavam realmente instáveis. Outro amigo q é Administrador de Redes de uma grande empresa aqui q tem link da embratel disse que terça feira chegou a cair o link de 3 filiais durante horas.
    Hoje, 30 de dezembro, 3 da manhã, estou tomando um sopão Maggi e escrevendo isso, pq a aproximadamente 1 hora o Ragnarok caiu, fui conferir o ping estava perdendo pacotes como nunca, depois de uns 10 minutos além da perda de pacotes a latência aumentou para a média de 500ms, foi quando fui pesquisar um pouco no Google para ver se havia algum mais alguém reclamando da internet nessa semana e acabei aqui. Aí vai uma shot do meu ping:

    Este é o pior momento que passo com minha internet desde que a assinei, as vezes tenho q dar 5 reloads pra carregar um site, não venho aqui defender a Vivax ou a Velox ou salientar as qualidades do link q eu utilizo, mas o fato é q a embratel, fornecedora tanto dos links da VSP (até onde eu saiba), de muitas empresas e da Vivax, é quem está passando por problemas e o problema acabou se refletindo mais amargamente em vocês assinantes da Vivax, que já tinham um serviço porco, imagine com problemas com a Embratel agora. O próprio pessoal da VSP me disse que estão muito chateados, pq a culpa acaba recaindo sobre eles, quando na verdade quem tá fazendo toda a merda é a Embratel na transição para essa fibra óptica.
    Isso é tudo o que eu tinha que falar sobre a internet, qualquer dúvida, rcardozzo@gmail.com .

    Reply
  38. Rodnei Cardozo Moreira

    Não funcionou o link pra shot, vou só colocar o endereço, copie e cole no seu navegador:
    http://img187.imageshack.us/my.php?image=latenciaij7.png

    Reply
  39. Rodnei Cardozo Moreira

    Sábado, 16:00.
    Internet@VSP com latência alta (600ms) e continua com perdas de pacotes (uma merda portanto).
    Aproximadamente as 04:00 da manhã o link parou de responder, tentei uma reconexão, sem sucesso até as 8 da manhã quando liguei pro atendimento da VSP, o atendente não estava muito feliz e se ouvia a balbúrdia atrás, pareciam estar nervosos. Ele disse que todos que dependiam da embratel estavam no momento sem internet (Toda Manaus portanto). Estava cansado e com sono e fui dormir, acordei 3 e meia da tarde, a internet voltou mas na mesma situação da madrugada, latencia alta e perda de pacotes e continua assim (ela está com latência de satélite, estranho). Na VSP ninguém sabe o que tá acontecendo ao certo, também estão a mercê da Embratel. Acho que vocês assinantes da Vivax tem que ter um pouco de paciência nesses dias porque a situação tá feia pra todo mundo, inclusive discada. Me solidarizei com a causa de vocês, vou mantê-los informados sobre mudanças de comportamento que ocorrerem com meu link da VSP (que normalmente não apresenta problema algum então posso tomar como padrão bom) até o dia que normalizar, quando aí sim vocês confiram seus links e desçam o pau na Vivax se tiver ruim. Acho q um post por dia nesses dias difíceis já seja suficiente.

    Reply
  40. Rodnei Cardozo Moreira

    Domingo 31/12/2006 21:00
    Internet @ VSP
    A internet esteve maravilhosa durante o dia todo, latência ridícula durante todo o dia (inclusive durante toda a a tarde que costuma ser nojento para a latência) com média de 90ms e picos (isso mesmo, picos) de 150ms.
    Houve apenas um inconveniente que foi a queda total da internet em Manaus aproximadamente umas 3 horas da tarde. Liguei pro atendimento da VSP (meu provedor) e ele me informou q a queda foi geral. Mas a internet tanto antes de cair quanto depois estava e está até o momento exelente.
    Tudo me leva a crer que já estamos (ou pelo menos eu estou) na famosa fibra óptica, e que esses dias negros foram decorrentes da transição que estavam fazendo do link do satélite pro link da fibra óptica.
    Eu digo isso com quase certeza pois latência de 90ms durante a tarde é algo que eu nunca (nunca mesmo) vi na minha conexão. As latências altas são culpa também (até onde eu sei) da interferência solar, quando o sol se alinha com os satélites e compromete seu sinal (quando eu morava no interior, aproximadamente no mês de setembro ficava impossível assistir televisão pela antena parabólica depois do meio dia, o sinal sumia).
    Então meus caros companheiros assinantes da Vivax Internet, podemos concluir que não estamos mais no satélite (graças a deus) e devemos mesmo estar na fibra óptica, devido à excelente qualidade da internet que eu estou experimentando agora (em outro provedor).
    Portanto, se continuar ruim, agora q é a hora de meter o pau de verdade, pq não deve mais haver desculpa, a embratel agora tem link sobrando pra vender já que estamos na fibra, e se a Vivax não comprar mais e não melhorar o link então é realmente filhadaputisse dela.
    Abraço e um Feliz Ano Novo

    Reply
  41. JAS

    Postei no link antigo aqui do Adhemar e posto aqui tb:
    – qtos aqui de fato foram até o Procon reclamar? Falar é facil…. Conseguiram alguma coisa?
    – Vcs sabiam que podemos cortar R$ 19,90 se comprarmos o modem (sai por 110 reais em 6x sem juros no bondfaro ou no buscape). Mas, liguei na Vivax e falaram que aqui em Manaus não pode! Essa é boa, não sabem nem ler o contrato. Alguém aqui tem modem próprio?

    Reply
  42. Jr

    Já tentaram se juntar e falar com o prefeito ???

    Pode nao parecer, mais isso ajuda muito principalmente se todos se juntarem.

    Sou de Araraquara/SP e uso speedy 1MB na minha casa.

    Vim a Manaus fazer um trabalho e quase morri afff. que lixo..

    []’s a todos

    Reply
  43. Zeca Santos

    Manaus é uma das poucas cidades do mundo que sofrem com o descaso de empresários safados que só querem levar vantagem em tudo e não investem nada por lá.
    Quando morava em Manaus até Out/2005, pagava por um serviço medíocre de internet da Velox com 256kb de velocidade, onde nos testes, nunca passou de 180Kb; caríssimo em relação aos outros Estados da Federação.
    Nessa época, em 2005, eu pagava R$ 180,00 para o provedor, o aluguel de um modem discado (R$ 22,00) e mais R$ 32,00 para o provedor de acesso.
    Hoje aqui em Curitiba, pago R$ 82,00 por uma conexão de 416Kbps, R$ 20,00 pro provedor de acesso e o roteador é meu!
    Poderia até pagar mais um pouco e ter uma conexão de 1 ou 2M, porém tenho usado a internet no meu trabalho – GVT de 2Mbps.
    Vejam bem, se a população de Manaus não se unir e solicitar aos poderes Executivo e Legislativo uma seriedade por parte dos empresários que chegam lá para sugar o dinheiro do povo e não investem em nada, vai continuar engatinhando enquanto que o resto do país está caminhando a passos largos.
    Querem um exemplo?
    Em Rondonia, uma cidadezinha do interior chamada Cerejeiras, possui a internet de banda larga nos mesmos padrões e preços do sul do país. Sabem por quê? Não é a porcaria da Vivax, Telemar e nem Velox!
    Uma pena já que o potencial tecnológico de Manaus é muito grande, e os técnicos e estudantes de baixa renda – os que mais precisam desse serviço – tem perdido terreno em relação aos de outras cidades brasileiras.
    O Pres. Lula fala em “computadores e internet para todos”, mas nesse “todos”, no meu entender, a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas estão de fora enquanto não houver seriedade por parte dos “empresários-sugadores” que aparecem por lá…
    Fora de Manaus com essas porcarias que aparecem para sugar o sangue do povo!

    Reply
  44. Ismael

    Gostei, Ademar, especialmente do artigo sobre os cinemas. Palavra de nativo do Amazonas.

    Reply
  45. Pingback: “Banda Larga” @ Manaus (VIVAX) II | blog.ademar.org

  46. Pingback: Internet até que enfim! | blog.ademar.org

  47. Denis de Lima barbosa

    Bom dia, gostaria de saber se tem como ter internet em casa? pois estou precisando… obrigado pela atenção.

    Reply
  48. Rodrigo

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u111873.shtml
    a net comprou a vivax ou eu entendi errado?

    Reply
  49. kishiiiino

    @48

    comprou

    pelo q eu me lembro seria esse mês pra completar a negociação com a aprovação da ANATEL

    eu já até cancelei a minha net
    e vcs não vão gostar do q eu ouvi :S
    o cara fez de tudo pra eu manter a minha assinatura , ofereceu 50% de desconto WTF! , implorou mas eu não quis manter mesmo . Ele disse q manteria esse desconto até o serviço ficar bom , só q a própria VIVAX não tem previsão pra tal melhora :S

    infelizmente no brasil o passo do povo é limitado pelas leis e falta de seriedade dos poderes :S

    Reply
  50. Nhac

    hmm, polter..se for o jogador de cs :D ja te matei na faca =x..ta a vivax realmente ta um lixo, mas parece que eles derrubaram mais de 6mil “gatos”, talvez melhore nossa conexão e sim..realmente existem privilegiados que tem ip de alta velocidade, eu mesmo uso um que deve ser de empresa, diz o meu “fornecedor”, mas é muito bom, eu baixo download a 55kb em diante, dificilmente cai a 32kb..foi bem salgado o preço, mas eu acho que vale a pena ^^

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *