update 2006-03-26: veja também meu novo post sobre a VIVAX
- [gravação] Bem Vindo a VIVAX, (…)
- [ademar] Bem Vindo o #$%&*#$@#$.
- [gravação] Estamos com dificuldades técnicas na região de Manaus, por favor aguarde alguns instantes que nossos técnicos estão solucionando o problema…
- — ligação cai.
- — ademar liga novamente.
- [gravação] Bem Vindo a VIVAX, (…) sua ligação é importante para nós (…) a melhor tecnologia de acesso à internet (…) (15 minutos em loop)
- [atendente] Boa noite, em que posso ajudar?
- [ademar] Olá, boa noite, estou ligando pra reclamar que a velocidade de minha conexão está inaceitável. Meu contrato é de 350kbps (~43KB/s) e estou fazendo downloads a absurdos ~3KB/s.
- [atendente] Senhor, estamos tendo problemas já há algum tempo com as conexões na região de Manaus, mas peço que o senhor tenha paciência que esse problema será resolvido em breve.
- [ademar] OK, mas como o contrato especifica que a VIVAX tem a obrigação de me fornecer pelo menos 50% da velocidade nominal, gostaria que vocês descontassem da minha mensalidade esses dias em que o serviço está ruim (AKA desde sempre).
- [atendente] Senhor, o contrato especifica que a velocidade é de conexão, não de transferência.
- [ademar] ÃHN?!? Você pode me explicar a diferença entre as velocidade de “transferência” e “conexão”?
- [atendente] Uma é transferência e outra é de conexão.
- — ademar insiste.
- — atendente dá respostas vagas e sem sentido, até chegar ao ponto de dizer que “velocidade de conexão é a velocidade com que os dados são transferidos”.
- — ademar quase perde a paciência.
- [atendente] Senhor, vou transferi-lo para o setor de [whatever], mas vão lhe dizer a mesma coisa…
- [gravação] Bem Vindo a VIVAX, […] sua ligação é importante para nós (…) a melhor tecnologia de acesso à internet […] (35 minutos em loop).
- [atendente2] Boa noite, em que posso ajudar?
- — ademar explica o problema.
- [atendente2] Senhor, peço que tenha paciência, estamos cientes dos problemas em Manaus e estamos fazendo todo o possível para resolver o problema rapidamente, mas não temos previsão para solução.
- — ademar pacientemente argumenta, lê a cláusula do contrato e exige o desconto de sua mensalidade.
- [atendente2] Só um instante senhor.
- [gravação] Bem Vindo a VIVAX, (…) sua ligação é importante para nós (…) a melhor tecnologia de acesso à internet (…) (5 minutos em loop).
- [atendente2] Senhor, estamos descontando então do senhor a mensalidade conforme previsto no contrato.
- [ademar] OK, estão descontando quanto?
- [atendente2] Senhor, como o senhor só nos avisou que está com problema hoje, vamos descontar um dia de sua mensalidade.
- [ademar] ÃHN? (…) eu vou ter que ligar todo dia pra reportar o problema?
- — atendente2 dá umas desculpas sem nexo.
- — ademar perde a paciência.
- [ademar] Não faz sentido eu pagar R$ 115,00/mês por um serviço de qualidade tão baixa. Esse serviço é um LIXO. Mas vamos fazer assim: daqui a uma semana eu ligo novamente. Se a qualidade do serviço estiver a mesma, vou exigir uma semana de desconto, e fazemos assim até que o problema esteja resolvido.
- — atendente2 faz de conta que concorda.
- — ademar faz de conta que acredita, anota horário e nome do atendente2 (19:00hs, Fernando).
- — ademar envia mensagens pra PROCON-AM e ANATEL, sem muitas esperanças.
- — ademar volta pro seu download a ~3KB/s e decide que da próxima vez vai pagar os R$ 169,00 (!) pela conexão Velox 300kbps (mesmo sem grandes expectativas).
Isso que da morar no cu do 3º mundo ;)