Update 2008-08-09: Já está disponível o álbum de fotos de Luanda – Angola.
Há muito o que fotografar por aqui. Não faltam curiosidades, peculiaridades e aspectos culturais a serem documentados. Mas há um obstáculo: fotógrafos em geral não são bem vindos pelas ruas, principalmente nós estrangeiros.
Como não há turismo e a população em geral é pobre, é incomum ver alguém andando com uma câmera fotográfica pelas ruas. Os colegas de trabalho angolanos me orientaram a tomar cuidado e disseram que em geral a população não gosta de ver fotógrafos “brancos” documentando os problemas daqui. Além disso, a lei proibe fotos de policiais, oficiais do exército e prédios públicos (!) e há algumas pessoas que creem que ser fotografado implica em “ter sua alma capturada” ou algo do tipo.
É realmente uma pena e me sinto um pouco frustrado. Todo dia vejo cenas dignas de serem fotografadas, mas nem ao menos estou carregando minha câmera (como disse em um dos primeiros posts, tenho uma SLR Canon Rebel XT, que é relativamente grande e chama a atenção). O jeito é documentar através de textos mesmo, pelo menos até eu me ambientar melhor e encontrar um “jeitinho brasileiro” pra resolver esse problema.
No primeiro dia tirei algumas poucas fotos, descompromissadamente, em locais com pouco movimento e de dentro do carro. Nenhuma delas é especial, mas seguem como amostra do (pouco) que fotografei por enquanto:
celular com câmera (Y)
ola Ademar,
Li sobre a sua estadia em Angola e fiquei curiosa.
Angola é um pais que esta sendo reconstruido e tem muita especulaçao sobre isso.
Namoro com uma angolano que é uma pessoa muito boa, recentemente estamos morando em Portugal e ele esta pensando em voltar pra Angola no fim deste ano. Como vc esta aí a pouco tempo nao sei se vc podera responder a minha pergunta, mas vou fazer assim mesmo. Voce ja consegui ver o preço de veiculos usados por ai?
em dolar ou euro.
Desculpe te incomodar.
Vou continuar lendo o seu blog.
Abraços,
e boa sorte na sua estadia
ola amiga tudo bem olha a vida em angola e como o brasil tem coisas boas e coisas nao boas boa sorte por la
Spug: a câmera do meu celular é de 0.3MP e tira fotos ridículas… Prefiro nem me expor nesse caso.
Celma: não sei o preço de carros usados por aqui, mas ouvi um comentário de que você encontra carros baratos, mas geralmente em mal estado de conservação. Já carros novos são bem mais caros do que no resto do mundo. Mas isso foram conversas com amigos daqui, nada “oficial” ou que eu possa afirmar com certeza.
ola ademar quero saber algumas coisas sobre a angola no campo de trabalho ,estou indo a trabalho para angola em setembro ,conhece algum brasileiro que trabalha em plataforma de petroleo da petrobras ou galp , se sabe de alguem ou tem alguma noticia destas empresa me avise , ok obrigado ate ++
ola Ademar:li sua materia sobre angola,pois estou tirando passaporte para ir no final do ano, gostaria de saber sobre o clima se é igual o do Brasil.Se posivel fala mais desse pais, sobre economia, politica, cultura, quanto tempo faz que você esta ai.
BOA TARDE ADEMAR!!
SOU FARMACEUTICO BIOQUÍMICO E GOSTARIA DE SABER COMO É A AREA DE SAÚDE EM ANGOLA,GOSTARIA DE IR TRABALHAR EM ANGOLA,SERÁ QUE CONSEGUIREI EMPREGO NA MINHA AREA E SERÁ QUE É BEM REMUNERADO?
DESDE JÁ AGRADEÇO E CONTINUAREI PASSANDO PELO SEU BLOG.
GRANDE ABRAÇO.
Pingback: Últimos dias em Angola II: Ninguém…. Ninguém… | blog.ademar.org
oi Ademar, talvez queira ir até aqui: http://www.palanquinhas.deviantart.com, é um pequeno clube artistico angolano no deviantart e tem por la um papel feito pela policia que esclarece algumas das suas duvidas quanto a fotografar em Angola. dé tambem um pulo ate ao flickr do tonspi: http://www.flickr.com/photos/tonspi que tambem pode lhe dar uma ideia de como é fotografar em Angola….
Abraço e boa sorte
Sou Angolano e vivo ca. e é só para dizer que Angola está a crescer muito em todos sectores.
olá sou musica trabalho nas ruas em todo Brasil fazendo show nas ruas com um grupo de músicos peruanos tocando músicas e vendendo nossos trabalhos em cds instrumentais, cumbias salsa etc . Gostaria de saber se fossemos pra ai tocar nas ruas de Angola seriamos aceitos aguardo sua resposta. obrigado
Olá Ademar gostaria de saber como mandar uma banda de reggae para angola quem procurar, quem apoia, séra que vc. pode me dar alguma informação?
Muito boas as fotos me ajudar a conhecer um pouco mais de Angola para onde irei viajar ano que vem.
Pingback: blog.ademar.org | Fotos de Luanda - Angola
Oi Ademar, sou Angolana a viver em Portugal, estou a terminar a minha formação dentro da sua area, gostava de saber quanto se pode ganhar em termos salariais por aí, estou há 11 anos fora e regresso em setembro pra Angola para trabalhar e voltar a morar aí…ah em relação aos costumes , não te preocupes tanto porque nós Angolanos somos pessoas muito sociaveis, é apenas uma questão de habito, daqui a algum tempo vais te sentir como peixe na água relaxa. Boa sorte.