Nesse final de semana quebrei o jejum de anos sem subir uma montanha. Eu e a Viviane pernoitamos no Itapiroca, montanha vizinha do Pico Paraná na Serra do Ibitiraquire.
SaÃmos um pouco atrasados de Curitiba por ter dormido além da conta no Sábado. Iniciamos a subida (a partir da Fazenda Pico Paraná) à s 14:30, chegando ao cume à s 18:10 – momentos após o por-do-sol. Foi uma subida bem calma e com muitas paradas, tÃpica de quem está fora de forma.
No topo, o tempo estava bom, céu com poucas nuvens e temperatura agradável, se mantendo assim durante toda a noite. Encaramos muitas rajadas de vento forte, o que atrapalhou um pouco o sono e dificultou bastante as fotos de longa exposição, mas antes vento do que chuva e frio.
A Viviane teve dois encontros inesperados: durante a subida, uma cobra não identificada (preta) cruzou a trilha aos pés dela. Já no acampamento, enquanto ela preparava nosso jantar no fogareiro, um rato foi tentar espiar o que tÃnhamos de bom na panela, quase nos deixando sem o tão esperado “miojão”. Mas foram apenas sustos, histórias pra posteridade. :-)
Iniciamos a decida às 09:30, chegando à sede da fazenda após 2h40min. Ambos chegamos bem cansados mas inteiros, prontos pra próxima.
Em tempo, para informações sobre a Fazenda Pico Paraná e a Serra do Ibitiraquire recomendo o blog “A Montanha”, de meu amigo VinÃcius.
Grande Ademar!! Aqui da janela de casa, eu pude perceber o quão propÃcio estava o tempo neste final de semana. Vocês devem ter pego uma noite muito boa no cume do Itapiroca. Espero que tenham curtido a jornada e que tenham voltado sem carrapato algum pra casa :-) Meu grande abraço e não se esqueça de trazer um postal pra mim… ;-) Té mais!!
Saudações. Sem querer vim parar aqui no blog de vocês. Gostei muito da segunda foto! Fui ao Itapiroca no domingo pela manhã, então devemos ter nos cruzado no caminho enquanto vocês desciam. Foi a primeira fez que fui até aquelas montanhas e espero voltar pra aproveitar um por-do-sol bonito assim, pois desta vez não deu pra pegar. ;-)
Pingback: Retrospectiva 2007, planos pra 2008 | blog.ademar.org