Depois de anos gerenciando minhas fotos utilizando uma versão ultra-hackeada do makethumbs.sh, finalmente tirei um tempo pra implementar meu próprio programa pra gerenciar os álbuns de fotos que disponibilizo em minha página (não, eu não gosto de usar o flickr). :-)
Creio que o principal diferencial do mpp.py é o suporte à geração de álbums a partir do XML exportado pelo Picasa(TM) do Google, mas segue uma lista de suas principais caracterÃsticas:
- Páginas 100% estáticas (sem sql, php ou cgi)
- Baseado em modelos (templates)
- Importa fotos via XML do Google Picasa(TM)
- Importa fotos de um diretório local
- Suporte a múltiplos idiomas (i18n)
- Suporte a captions (texto sob cada imagem)
- Suporte a texto/html arbitrário nos albums
- Suporte a EXIF
- Open Source
- Simples, rápido, html limpo, CSS, etc…
Se você já tem o layout de sua página pronta e quer simplesmente adicionar as fotos nesse layout, o suporte a templates vem bem a calhar. E se você utiliza o Picasa(TM), a importação do XML é uma mão na roda. Se você não usa nada disso, deve gostar mesmo assim, pois de tantos milhões de programas pra gerar álbums na web, esse é sem dúvida o melhor de todos. ;-)
Testes em cenários diferentes são muito bem vindos.
Ah, a propósito, eu gerencio minhas fotos no Picasa(TM) e meu site é mantido num repositório SVN, então o que faço é exportar (XML) o álbum no picasa, rodar o mpp.py e subir os arquivos com o svn (svn commit, up, etc). Ficou bem prático, agora não tenho mais desculpas pra demorar tanto pra disponibilizar as fotos no site. :-)
Boa Ademar, gostei muito do ‘mpp.py’, já estou usando-o para criar meus albuns no meu site.
[]’s